3 artistas que todos precisam conhecer em NY

Falar bem do MoMA – Museum of Modern Arts em Nova Iorque, já virou clichê. Quem tem um conhecimento mínimo de artes sabe bem que esse é o lugar imperdível para se visitar. Sempre.

Picasso e sua obra prima: Les Demoiselles d’Avignon, estão lá, assim como a Dança de Matisse e a mais incrível pintura de todos os tempos, na minha humilde opinião : Noite Estrelada de Van Gogh!

Fora a coleção permanente de tirar o fôlego, as exposições temporárias sempre arrasam. Esse mês, os privilegiados que estiverem de passagem por NY não podem perder. De uma tacada só é possível visitar Jackson Pollock, Marcel Broodthaers e Edgar Degas. Cada um em seu momento e estilo únicos, marcando presença e revolucionando a história da arte.

 

Marcel Broodthaers
Marcel Broodthaers – das letras à imagem

Marcel Broodthaers, o escritor frustrado que desistiu de ver seus livros e poemas emplacando um sucesso, jogou as palavras para o alto e resolveu mergulhar na arte conceitual. Suas obras finalmente encontraram a receptividade que ele tanto buscava e Broodthaers se tornou um dos maiores precursores da arte contemporânea, com suas instalações cheias de ironias e significados dúbios.

IMG_1486
Jackson Pollock

 
Jackson Pollock, um dos ídolos máximos da produção artística norte-americana, e pai do Expressionismo abstrato, também é homenageado com uma retrospectiva e seus belíssimos quadros mostram porque ele é tão querido.

Para fechar com chave de ouro, um passeio pelo mundo de Edgar Degas, muito conhecido pelas suas bailarinas impressionistas.

Além da dança, a exposição revela outro lado do pintor, com seus retratos cruéis da cena underground parisiense, de bordéis, bares e burgueses aflitos. Interessante ver como as “belas, recatadas e do lar” já eram ultrapassadas na Paris do século XIX!

 

IMG_1579
Edgar Degas – “Belas, recatadas e da vida…”

 

Uma dica: às sextas-feiras a partir das 16h a entrada é franca.

www.moma.org

 

Veja mais sobre o Moma aqui:

Rain Room, NYC 37˚C, MoMA

Novo mecanismo de busca no site do MoMA

Vik Muniz fala no MoMa

 

 

Gabriela Albuquerque25 Posts

Com formação em Letras e Crítica e Curadoria de Artes, Gabriela é daquelas pessoas que caminha pelo mundo prestando atenção em linhas, formas, cores e sons. Atualmente mora na capital dos EUA , Washington DC, de onde irá compartilhar impressões e descobertas dentro desse universo incrível que só a arte proporciona.

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password