Metropolitan dá acesso ilimitado a 375 mil imagens!

Sob a nova política de acesso aberto da instituição, imagens de centenas de milhares de obras da coleção estão disponíveis para copiar, remixar e distribuir livremente.

A partir de hoje, mais de 375.000 imagens de obras de arte do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, estão disponíveis para você baixar livremente com absolutamente nenhuma restrição sob a lei de direitos autorais. A instituição anunciou o esforço como parte de sua nova política de Acesso Aberto, que inclui novas colaborações com parceiros de Creative Commons à Wikimedia para Pinterest para ajudar sua coleção seja tão facilmente e amplamente acessível quanto possível.

Desde 2014, centenas de milhares de imagens de domínio público da coleção do Metropolitan estão disponíveis on-line gratuitamente, mas os downloads foram restritos para uso não-comercial e publicação acadêmica. Isso decorre das antigas políticas do Metropolitan sobre sua própria fotografia de obras de arte históricas. Agora, essas imagens são todas licenciadas sob CC0 1.0 Universal, o que significa que você pode copiar, remixar e distribuir todas essas obras de arte para qualquer uso – sim, mesmo para fins comerciais.

Dê uma fuçada através do banco de dados em Creative Commons, onde você pode encontrar imagens incríveis, salvá-las em suas próprias listas e adicionar tags. Se você tem Pinterest, você também pode dar um pin em obras de arte diretamente a partir dessa plataforma. As imagens serão carregadas para Wikimedia Commons também, onde o novo e primeiro Wikipedian do museu em residência, Richard Knipel, irá integrá-los dentro de projetos Wikimedia como o WikiProject Metropolitan Museum of Art. Trabalhando com outros Wikipedians, Knipel irá documentar os metadados de cada obra de arte e planeja hospedar editores multilingues para criar artigos sobre grandes obras de arte e tópicos de arte.

O museu nota, entretanto, que apesar de acreditar que todas as imagens de domínio público estão incluídas nesta iniciativa, algumas podem não estar disponíveis se elas ainda estão sob copyright, ou se seus status de direitos autorais não são claros; Se houver privacidade ou publicidade; Se as obras são de propriedade de alguém que não seja o Metropolitan; Se existirem restrições por parte do artista, doador ou credor; Ou se simplesmente não houver imagem digital de qualidade adequada. Ainda assim, 375.000 é muito para ser criativo, então mergulhe, explore e remixe.

Um remix de Eadweard Muybridge’s “Woman Opening Parasol”
Um remix de Eadweard Muybridge’s “Woman Opening Parasol”

Via Hiperallergic.

Veja também: 

Os 13 museus mais famosos e visitados do mundo!

Equipe Editorial2217 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password