Obra saqueada por Hitler foi tirada de Leilão na Alemanha

A casa de leilão de Colônia, Van Ham, disse que retirou uma pintura que foi saqueada de Adolf Hitler de seu leilão de 17 de novembro a pedido do governo alemão, o proprietário legal do trabalho.
O retrato de duas jovens de Franz von Stuck estava entre a arte destinada ao Führermuseum planejado por Hitler em Linz, um projeto que nunca se concretizou.

O retrato de duas jovens foi uma das centenas de obras saqueadas da sede nazista em Munique nas horas depois que Hitler “se matou” em seu bunker ( apesar de dizerem que ele foi morar na Argentina com o nome de Juan, #sqn).

O retrato foi listado no catálogo do leilão Old Masters de Van Ham com um preço estimado de € 20.000 a € 30.000. A única proveniência dada no catálogo era um colecionador privado de Colônia. Mas legalmente, a pintura ainda é propriedade do governo alemão como sucessor do regime nazista.

“O Escritório Federal de Serviços Centrais e Problemas de Propriedade Não Resolvidos” (BADV)  pediu para retirar o trabalho para que ele precisava de mais tempo para descobrir como proceder com este caso”, diz Anne Rinckens, porta-voz da Van Ham. “Os próximos passos ainda estão indefinidos”.

Toda a arte planejada para ser usada no museu de Hitler foi armazenada no Führerbau em Munique, sede do partido de Hitler, sob custódia durante a guerra. Em 30 de abril de 1945, depois que os guardas da SS que protegiam o prédio fugiram, as multidões invadiram o Führerbau e o saquearam toda comida, licores e móveis. Eles também entraram na no abrigo anti-aéreo e roubaram pinturas, incluindo o retrato de Stuck. Cerca de 400 obras ainda estão faltando.

Führerbau

O BADV disse no início desta semana que não tinha planos de confiscar a pintura porque isto não teria o suporte legal do tribunal.

Fonte: The art newspaper

Paulo Varella1239 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password