Quem foi Keith Hering? saiba aqui

Nascido em 4 de maio de 1958, em Reading, Pensilvânia. Ele se mudou para Nova York em 1978 e começou a usar a cidade como sua tela, fazendo desenhos de giz nas estações de metrô. Sua arte acabou sendo vista em todo lugar, desde murais e casas noturnas até galerias e museus ao redor do mundo. Ele também era conhecido por seu ativismo na promoção da conscientização sobre a AIDS .

 

Seus pais, Allen e Joan Haring, criaram Haring e suas três irmãs em Kutztown, Pensilvânia. Quando criança, Haring ficou fascinado com a arte dos desenhos animados de Walt Disney e Charles Schultz e as ilustrações do Dr. Seuss. Ele passou muitas horas desenhando com seu pai, um engenheiro cujo hobby era o desenho animado. Depois de se formar no ensino médio em 1976, Haring frequentou a Escola de Arte Profissional Ivy em Pittsburgh, abandonando depois de dois semestres. Em 1978, ele decidiu voltar para a escola, mudando-se para Nova York para se matricular na Escola de Artes Visuais.

 

Quando Haring chegou em Nova York, esta cidade foi o lar de uma próspera cena de arte underground. Haring fez amizade com artistas emergentes como Jean-Michel Basquiat e Kenny Scharf, que compartilhavam seu interesse pela arte colorida e transgressora das ruas da cidade. Haring e esses outros artistas organizaram exposições em boates do centro e outros locais alternativos, onde arte, música e moda se juntaram em uma mistura dinâmica.

 

Além dos clubes, Haring começou a usar a cidade como sua tela. Adepto ao uso  do metrô, ele notou os retângulos de papel preto de painéis publicitários vazios nas paredes da estação; usando giz branco, ele começou a preencher esses painéis pretos com imagens simples e rapidamente desenhadas. Suas imagens de assinatura incluíam figuras dançantes, um “bebê radiante” , um cachorro latindo, um disco voador, corações grandes e figuras com televisões para cabeças. Esses desenhos de grafite atraíram a atenção dos passageiros de Nova York, bem como das autoridades da cidade: Haring foi preso por vandalismo em diversas ocasiões.

 

Haring logo começou a aplicar suas imagens universalmente reconhecíveis a desenhos e pinturas autônomos. A energia e o otimismo de sua arte, com linhas arrojadas e cores vivas, trouxeram popularidade para um público amplo. Ele teve sua primeira exposição individual em 1981, no Westbeth Painters Space, em Manhattan. Em 1982, ele começou a mostrar sua arte na Galeria Tony Shafrazi, que o representaria pelo resto de sua carreira. Ao longo da década de 1980, o trabalho de Haring foi amplamente exibido nos Estados Unidos e internacionalmente. Ele também colaborou com outros artistas e artistas, incluindo Andy Warhol, Grace Jones e William S. Burroughs.

 

Sempre querendo tornar sua arte mais acessível, Haring abriu uma loja de varejo chamada Pop Shop no bairro do SoHo em Nova York em 1986; a loja vendia cartazes, camisetas e outros itens de preço acessível, com desenhos de assinatura de Haring. Durante o breve período de sua carreira, o artista completou mais de 50 obras públicas, incluindo o mural anti-droga “ Crack is Wack”  em um playground do Harlem e um outdoor iluminado e animado de sua imagem de “bebê radiante” para a Times Square de Nova York. Ele também organizou inúmeros workshops de arte para crianças.

 

 

 

Em 1988, Haring foi diagnosticado com AIDS, e no ano seguinte, ele criou a Fundação Keith Haring para apoiar programas e organizações infantis dedicados a aumentar a conscientização sobre a AIDS.

 

Keith Haring morreu em Nova York, em 16 de fevereiro de 1990, por complicações relacionadas à AIDS aos  31 anos de idade. Sua arte ainda é exibida em todo o mundo, e muitas de suas obras são de propriedade de museus de prestígio, incluindo o Instituto de Arte de Chicago, o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Centro Georges Pompidou em Paris, França. A arte de Haring, com seu estilo enganosamente simples e seus temas mais profundos de amor, morte, guerra e harmonia social, continua a atrair fortemente os espectadores.

 

 

 

Fonte:

http://www.the-channel.org/the-news/who-is-keith-haring

https://pt.wikipedia.org/wiki/Keith_Haring

https://www.ebiografia.com/keith_haring/

https://www.biography.com/people/keith-haring-246006

 

 

Paula20 Posts

Paula Garcia é uma amante das belezas da vida e que sempre está por dentro do que está acontecendo no cenário cultural na cidade de São Paulo. Ela é gestora pública com foco em políticas culturais, gestão e economia criativa. Ela trabalha no programa de incentivo cultural Promac da prefeitura de São Paulo

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password