Os 13 museus mais famosos e visitados do mundo!

1. Louvre, 1973, Paris – França | Visitantes (anual) – 9,334,435

O Museu do Louvre (em francês: Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rival dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt,Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas.

2. British Museum, 1753, Londres – Reino Unido | Visitantes (anual) – 6,701,036

british_museum_from_

O Museu Britânico (em inglês: British Museum) localiza-se em Londres e foi fundado em 7 de junho de 1753. A sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas, conhecidos como a coleção de mármores de Elgin, trazidos ao museu por Lord Elgin.

Em 2012 foi o terceiro museu mais visitado do mundo, com 5 575 946 visitas.

3. Metropolitan Museum of Art, 1870, Nova Iorque – EUA | Visitantes (anual) – 6,226,727

metropolitan_museum_of_art

É um dos maiores e mais importantes museus do mundo e abriga uma importante coleção de pintura europeia dos séculos XII-XX e obras da arte antiga (grega, romana, egípcia e assírio-babilónica) e oriental. Estão também expostas nas suas salas pinturas e esculturas de artistas norte-americanos. São muito importantes as secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentária.

4. National Gallery, 1824, Londres – Reino Unido | Visitantes (anual) – 6,031,574

national-gallery

Galeria Nacional“, em inglês, é um museu de arte em Trafalgar Square, em Westminster, no centro de Londres, Reino Unido. Fundada em 1824, abriga uma coleção de mais de 2.300 pinturas que datam de meados do século XIII a 1900. A Galeria é uma instituição de caridade isenta e um organismo público do Departamento de Cultura, Mídia e Esportes. Sua coleção pertence ao público do Reino Unido e a entrada para a coleção principal é gratuita. Ela está entre os museus de arte mais visitados no mundo, depois do Musée du Louvre, o Museu Britânico e do Museu Metropolitano de Arte.

5. Museus Vaticanos, 1506, Vaticano (Roma) – Vaticano | Visitantes (anual) – 5,978,804

vatican_museums

Os Museus Vaticanos (Musei Vaticani) constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. Além destas instituições relativamente independentes entre si, das quais algumas possuem também subsecções mais ou menos autônomas, os Museus Vaticanos supervisionam uma série de outros espaços dentro dos palácios da cidade do Vaticano, como galerias e capelas, que por si mesmos guardam alto interesse arquitetônico, histórico e artístico.

6. Tate Modern, 2000, Londres – Reino Unido | Visitantes (anual) – 4,884,939

tate-modern-imagem_01-900x700

É um museu britânico de arte moderna e faz parte, juntamente com a Tate Britain (antiga Tate Gallery, renomeada em 2000), a Tate Liverpool, a Tate St. Ives e a Tate Online, do grupo atualmente conhecido simplesmente como Tate.
O museu foi instalado na antiga central elétrica de Bankside, no distrito de Southwark, às margens do Tâmisa. A usina, projetada pelo arquiteto Sir Giles Gilbert Scott e construída em duas fases, entre 1947 e 1963, foi desativada em 1981 e o edifício foi reconvertido pelos arquitetos suíços Herzog e de Meuron.

Na coleção da Tate Modern figuram algumas importantes obras de Pablo Picasso, Matisse, Braque, Natalya Goncharova, de Chirico, Francis Bacon, Alexander Calder, Chagall, entre muitos outros artistas do século XX.

7. Museu do Palácio Nacional, 1925, Taipel – Taiwan | Visitantes (anual) – 4,500,278

museu-do-palacio-nacional-900x423

Ele tem uma coleção permanente de cerca de 700.000 peças de antigos chineses artefatos imperiais e obras de arte, tornando-se uma das maiores de seu tipo no mundo. A coleção abrange mais de 10.000 anos de história chinesa desde o Neolítico idade ao final da dinastia Qing. A maior parte da coleção são peças de alta qualidade recolhidas pelos imperadores da China.

Museu do Palácio Nacional e do Museu do Palácio da Cidade Proibida, em Pequim, China continental, compartilham as mesmas raízes. O antigo Palace Museum, em Pequim, dividido em dois, como resultado da guerra civil chinesa, que dividia a China para as duas entidades da República da China (ROC), na ilha de Taiwan e as da República Popular da China (RPC) no continente respectivo.

8. National Gallery of Art, 1937,Washington, D.C. – EUA | Visitantes (anual) – 4,093,070

national-gallery-of-art

Está entre os 10 museus de arte mais visitados do mundo.
O museu foi fundado por uma acta do Congresso dos Estados Unidos, Andrew W. Mellon doou um fundo para a construção e a sua colecção de arte. Samuel H. Kress contribuiu com uma original colecção de arte italiana e mais 2.000 esculturas, pinturas, arte decorativa e porcelanas de Joseph E. Widener. Como resultado de legados como estes, a National Gallery hoje alberga uma das melhores colecções de pintura e escultura ocidentais no mundo.

9. Musée National d’Art Moderne, 1947 / Centre Pompidou, Paris – França | Visitantes (anual) – 3,745,000

musee-national-dart-moderne-900x500

Um dos maiores museus de arte moderna e contemporânea.
Concluído em 1937 para a Exposição Internacional de Artes e Tecnologia de 1937 , ele foi temporariamente usado para outra finalidade, uma vez que a exposição de “nacional e estrangeiraindépendant arte ” foi, então, de preferência, realizada no Petit Palais e o Musée du Jeu de Paume. Em 1940 ocorreu a nomeação do seu primeiro Chefe Conservador. O museu abriu parcialmente em 1942 com apenas um terço da coleção trouxe de volta a partir de alguns caches nacionais coleções escondidos na província .Mas a sua inauguração real só ocorreu em 1947, após a Segunda Guerra Mundial

10. Victoria and Albert Museum, Londres, Reino Unido – Reino Unido |  Visitantes (anual) – 3,290,500

victoria-and-albert-museum-see-do-museums-galleries-large

Victoria and Albert Museum é um museu de Londres, talvez o maior museu de artes decorativas e design, dispondo de uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos.

11. Museum of Modern Art (MoMA), 1929, Nova Iorque – EUA | Visitantes (anual) 3.066,337

moma-useum-of-modern-art

O Museu de Arte Moderna, mais conhecido como MoMA, é um museu da cidade de Nova Iorque, fundado no ano de 1929 como uma instituição educacional. Atualmente é um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna do mundo.

12. Hermitage, 1764 São Petesburgo – Russia | Visitantes (anual) – 2,898,562

hermitage_night-900x342

É um museu localizado às margens do rio Neva, em São Petersburgo. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância.

13. Centro Cultural Banco do Brasil-CCBB, 1989, Rio de Janeiro, Brasil | Visitantes (anual) 2,034,397

rio-ccbb-900x700

É uma rede de espaços culturais geridas e mantidas pelo Banco do Brasil, com o objetivo de disseminar a cultura pela população. Atualmente encontra-se instalado em quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo,Belo Horizonte e Brasília.

Fonte: Wikipedia.

Veja também:

Um passaeio pela nova Tate Modern

Joy de Paula109 Posts

É aquela que faz tudo. Liga os pontos dentro do Arteref. Ela fala com artistas, colunistas e assessores e escreve as notícias. Faz com que tudo tenha sentido dentro de um portal que foi feito para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre arte.

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password