8 obras de arte que ficam entre a controvérsia e o mau gosto.

1 – Luis Buñuel e Salvador Dali – Um cão Andaluz – 1929.

Luis Buñuel e Salvador Dali – Um cão Andaluz – 1929.

Um homem corta os olhos de uma mulher com uma lâmina afiada. O filme representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas e surrealistas.

2 – Marina Abramovic – DO IT at e-flux – 1996.

Marina Abramovic - DO IT at e-flux – 1996.

É um manual criado pela artista para ajudar as pessoas a criarem suas próprias obras de arte, seria super interessante não fosse sua excentricidade e loucura.

Culinária Espiritual (1996)

Misture Leite fresco do peito. Com Leite fresco do esperma. E beba nas noites de terremoto. Sobre seus joelhos, limpe o chão. Com sua respiração. Inale a sujeira. Lave seus lençóis da cama com suco de limão.

Cubra seu travesseiro com folhas de sálvia. Com uma faca afiada. Corte profundamente o dedo mediano da mão esquerda. Coma a dor. Olhando a parede. Coma nove pimentas vermelhas. Leve 13 folhas de repolho verde inteiras. Com 13.000 gramas de ciúme. Vaporize por muito tempo em um pote fundo de metal. Até que toda água evapore. Coma antes que te ataque. Urina fresca da manhã. Borrife sobre os pesadelos.

3 – Guillermo Vargas Habacuc – A morte do cão – 2007.

Guillermo Vargas Habacuc – A morte do cão – 2007.

Essa com toda certeza é a “Obra de arte” mais repugnante da minha lista! Se é que pode ser chamado de arte deixar um cão exposto ao público durante dias sem água e nem alimento para morrer lentamente, enquanto o público aprecia com desdém essa atrocidade sem limites, isso aconteceu em 2007 e foi obra do Guillermo Vargas Habacuc (o artista eu deixo a seu critério).

4 – Wim Delvoye – Porcos Tatuados – 2010.

Wim Delvoye - Porcos Tatuados – 2010.

Em 2010 a França recebeu essa obra do “artista” Wim Delvoye, que são porcos empalhados e tatuados com nomes de grandes indústrias do entretenimento e marcas famosas.

10 CLIPES MAIS GROTESCOS E BIZARROS DO ROCK

QUAL CABELO DE ROCK STAR COMBINA COM SEU SIGNO?

5 – Hermann Nitsch – 6 Day Play (Espetáculo de 6 dias) – 1980.

Hermann Nitsch – 6 Day Play (Espetáculo de 6 dias) - 1980.

Sangue, restos mortais de animais, orgia e religião compõe essa obra totalmente insana do artista Piotr, que faz questão de causar náuseas com sua obra grotesca e peculiar.

6 – Piotr Pavlenski – Fixação – 2013.

Piotr Pavlenski – Fixação – 2013.

O artista Russo Piotr Pavlenski se sentou nos paralelepípedos da Praça Vermelha de Moscou – Rússia e pregou seus testículos com um martelo no chão da praça. “Coincidindo” com o dia da Polícia Russa, Pavlenski ficou imóvel por mais de uma hora olhando para baixo numa ação que ele próprio classificou como “metáfora da apatia, indiferença política e fatalismo da sociedade russa atual”. No dia da ação faziam 10 graus

7 – Rodrigo Braga – Fantasia da Compensação – 2008.

Rodrigo Braga – Fantasia da Compensação – 2008.

Rodrigo Braga simplesmente costurou partes da face de um cachorro em seu próprio rosto! Muitos acreditam se tratar de edição digital (eu prefiro acreditar nisso) outros dizem que realmente houve modificação corporal. Ele diz que o animal já estava morto e que então resolveu criar sua “Obra de arte”.

8 – Piero Manzoni – Merda de artista – 1961.

Piero Manzoni – Merda d'artista – 1961

Pra fechar a lista com chave de ouro, uma obra de arte de merda e não estou falando no sentido figurativo de linguagem!

O artista Piero Manzoni fez uma obra de arte (risos) que consiste numa série de 90 latas contendo as fezes do próprio artista.Fortemente influenciada pela ideia dos ready mades de Marcel Duchamp, Manzoni vendia as latas com fezes ao preço do peso do ouro.

Fonte

 

Veja também:

A cobiça, doença mental e envelhecimento em Cyne Floyd na Cinemateca Capitólio

 

 

 

Gabriel Cardozo113 Posts

Se aventurando no mundo da arte, ama filmes de terror antigos e acredita no poder da comunicação. E que a arte é como um cubo mágico com suas cores e formas... Conseguir alinha-las é seu principal objetivo para que tudo faça sentido.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password