Como quadros imitam o amor

Como quadros imitam o amor

Sabem, as ideias perpassam a minha cabeça em forma de IMAGEM, aliás…acho que com todo mundo é assim, porque a gente apreende (e aprende)  imagem antes de saber o que são as palavras.

Partindo desta minha viagem, não é difícil crer que as imagens, na realidade, são sempre reprodução do que somos, do que sentimos, por isso eu AMO pintores, eles nos mostram o que somos, sem sabermos ser.

Para eu completar o meu delírio e explicar por que os quadros imitam o amor, vamos tentar dissecar, desconstruir o conceito de ARTE.

O que é arte para você?

Você gostaria de ter uma obra de arte?

Quais seriam seus critérios de escolha para adquirir uma obra de arte?

Explico agora…a arte NÃO PODE ser vista apenas como o produto final, ela não é só matéria, digamos que ela é um corpo e vamos falar agora sobre a sua alma.

Como assim?

Existe outros elementos dentro desse processo que é a arte, antes do objeto final:

– O ARTISTA e a IDEIA.

Não existe arte sem esta trança, ela é uma tríade.

Entendam nela a presença do sagrado:

O pai (o artista), o filho (o objeto) e o espírito santo (a ideia).

Eu queria ter o poder de fazer as pessoas olharem para ela, como ela é: a primeira oração humana, a forma mais antiga e sagrada de fazer a roda do mundo do homem girar, nosso primeiro “religare”.

Por que houve um tempo em que ainda não havia idiomas e como eu disse: a imagem antecede a palavra, não só no nascimento de cada homem que por aqui passou, mas também no nosso princípio social no mundo em que vivemos.

Parece que eu esqueci de falar sobre o amor?

Repito a pergunta:

Quais são os seus critérios para a escolha de um quadro?

Não vou falar mais nada… se você leu sobre a minha tal tríade e concordou que há esses 3 processos incluídos na arte, da próxima vez que você parar na frente de um quadro para contemplação de uma obra, compreendendo que ela jamais vai te pertencer, há de concordar comigo que os artistas precisaram da matéria, apenas pra completar para nós o sentido do amor.

Veja também:

Carta de uma grande amiga

Erika Pessanha13 Posts

Uma das 5 participantes do Atelier Noite Estrelada, iniciado na cidade de Maricá- RJ e adota o estilo Co-working, integrando artistas, os direcionando para aulas, palestras e produção tanto para área artística quanto publicitária. Auto-didata, a vida e as paixões levaram à estudos solitários de artes, design, cultura, cinema, escrita, filosofia e arte terapia. Ministra uma oficina de escrita criativa em sua cidade com foco na produção autoral digital (ebooks e áudio livros). Escreve, produz e distribui contos e poesias de sua autoria e de outros autores.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password