Você sabe como funciona o vestibular para Artes Visuais?

No estado de São Paulo encontram-se as 3 principais universidades públicas do Brasil, que estão no ranking das 15 melhores faculdades de Artes Visuais do país.

Para prestar a prova, o candidato precisa ter uma certa maturidade artística, pois o curso exige uma prova de habilidades específicas além do vestibular comum. Essa prova específica é dividida em três etapas:

Prova teórica de História da Arte

A prova teórica pode assustar pela abrangência, mas as universidades disponibilizam sempre uma lista de bibliografia recomendada. E também não é exigido conhecimento específico de toda a história da arte, apenas a partir do século XIX até a arte contemporânea.

Prova prática de desenho

Nessa prova, o candidato mostrará as suas habilidades e conhecimento de técnicas de desenho, tais como percepção de espaço, proporção, luz e sombra etc. A banca trará uma proposta e geralmente exigirá mais de um desenho. Essa prova tem uma duração média de 4 horas.

Entrevista com a banca e apresentação de portfólio

Apesar dessa etapa trazer medo, ela na verdade pode ser a mais tranquilizante. Nela, o candidato deverá levar um portfólio – que não precisa necessariamente ser formal, na verdade, os professores gostam de ver o processo criativo. Sketchbooks, desenhos inacabados, pinturas, esculturas, fotos, colagens, performances gravadas, tudo é bem- vindo.

É, também, uma bela oportunidade de conhecer seus futuros professores e mostrar todo o interesse e conhecimento sobre arte. A entrevista pode variar no tempo, mas geralmente é entre 5 e 15 minutos.

A prova de habilidades específicas é a mais importante para quem está prestando para o curso de Artes Visuais, mas sempre bom lembrar que em nenhum caso o candidato pode zerar, tanto na prova específica quanto no vestibular convencional. Algumas universidades atribuem pesos diferenciados para matérias específicas, por exemplo, História é considerada uma matéria prioritária e Física possui uma nota mínima.

Veja também:

A Mona Lisa foi roubada!

Amanda Lima2 Posts

Estudou Ciências Sociais por um tempinho na Unesp, mas sua vida é, na verdade, voltada para arte. Dedica-se totalmente para isso, como artista - ama pintar, desenhar - e também como estudante. Pretende se tornar uma Artista Visual e viajar muito para conhecer todos os museus do mundo. Arte é a sua vida, quase que como uma forma de sobrevivência.

A Mona Lisa foi roubada!

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password