Tomie Ohtake: 7 frases da artista que revelam os segredos mais profundos

Tomie Ohtake (Kyoto, Japão 1913 – São Paulo SP, 2015)

Tomie Othake é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi abençoada com a Ordem do Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.
Pela sua carreira consagrada, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Artistas como Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e outros são reconhecidos abstracionistas, representativos do Brasil, que contam com muitos apoiadores.
Tomie Ohtake é a mãe do arquiteto Ruy Ohtake e Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake.

__________________________________________________________________________________________________________

Frases de Tomie Ohtake

1. “Minha obra é ocidental, porém sofre grande influência japonesa, reflexo de minha formação. Esta influência está na procura da síntese: poucos elementos devem dizer muita coisa.”

2“Tudo o que tenho a dizer está dito em meu trabalho. Nunca planejei de modo racional as minhas formas; elas simplesmente surgiam.”

3. “Não gosto de coisas pequenas, nem de pintar com a ponta dos dedos. Uso o corpo todo.”

4. “O (crítico) Mario Pedrosa disse: Tomie, você não quer experimentar pintar umas telas com os olhos fechados? Fiz, e quando abri os olhos, uma imagem apareceu e não era uma forma certa.”

5. “Foi a luz amarela daqui – me apaixonei logo ao desembarcar no porto de Santos.”

6. “No Japão, é tudo zen. Falam zen, zen. Eu nem pensava nisso. Zen é o que você está fazendo. É o movimento de uma pessoa.”

7. “Eu nunca pintei com o emocional. Sempre pintei mais friamente.”

Veja também:

10 curiosidades sobre o mestre da arte cinética: Alexander Calder

Joy de Paula109 Posts

É aquela que faz tudo. Liga os pontos dentro do Arteref. Ela fala com artistas, colunistas e assessores e escreve as notícias. Faz com que tudo tenha sentido dentro de um portal que foi feito para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre arte.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password