Rodrigo Cunha na Zipper Galeria

Quem é o artista? Rodrigo Cunha
O que vai ter na exposição? Mostra reúne 16 telas criadas pelo artista, que cria personagens e os representa em situações corriqueiras do cotidiano, em cenários casuais, utilizando cores frias
É um bom programa? Obras bem legais! Vale a pena conferir.
A galeria é conceituada? A Zipper é considerada uma das melhores galerias de SP.
Quantas obras serão expostas? 16 obras
Até quando? Até 19 de maio

Zipper Galeria apresenta o artista Rodrigo Cunha na exposição “O mundo de dentro”

São Paulo, abril de 2012 – Em 21 de abril, a Zipper Galeria apresenta a exposição “O mundo de dentro”, que reúne 16 telas criadas pelo artista Rodrigo Cunha, compostas durante um período de dois anos de criações. Na mostra, que fica em cartaz até 19 de maio, o artista evidencia obras como “Jessica Rose, a dona do coelho”, “Soprando Tuba” e “Homem com criança nos braços”.

Em “O mundo de dentro”, há uma ausência de ação das figuras representadas nas obras. A proposta do artista é que o espectador mire seu olhar para determinado ponto na pintura e que ele possa se apegar aos detalhes nas obras, como as expressões das personagens criadas pelo artista, além de suas características físicas e outros detalhes presentes no cenário em que elas figuram.

Segundo Rodrigo Cunha, “O mundo de dentro” se refere ao mundo das sensações, à vontade de revelar o sentido oculto e profundo dos fatos. “Imagino que o sentimento que predomina em quem observa um de meus quadros remeta muito mais a uma sensação do que a uma ação. Talvez a uma vontade de reter o tempo, nesta época em que, mais do que em qualquer outra, não se premia a duração”, observa o artista.

De acordo com o curador da exposição, Josué Mattos, “a exposição trata o espaço intimista com a mesma estranheza com que nos deparamos com o improvável, o insípido ou com o desconhecido. Isso porque não fomos treinados a olhar para dentro. […] Quase nunca atentamos para o mundo de dentro, o universo que carregamos”.

Para compor suas obras, Rodrigo Cunha busca inspiração em artistas como Rembrandt, Velázquez e Lucian Freud. “Rembrandt expõe o transbordamento da alma, me identifico com suas ideias expressas em seus traços. Por Velázquez tenho admiração pelo modo como pinta, tudo no contexto de suas obras é absolutamente necessário e desprovido de qualquer tipo de afetação. Freud, sobretudo, pelo vigor de sua pintura, escancarando nas espessas camadas de tinta os bastidores de seu  metier pictórico”, comenta.

Sobre Rodrigo Cunha

Rodrigo Cunha soma em sua carreira exposições como, Como o tempo passa quando a gente se diverte na Casa Triângulo em 2011 (SP); individual na Galeria Múltipla de Arte em 2009 (SP); Coletiva Galeria Ybakatu em 2008 (PR); Rumos Itaú Cultural 2006; Individual no MASC (Museu de Arte de SC) 2003. Foi um dos artistas convidados para participar do projeto “Diálogos com desterro”, no Museu Vitor Meirelles em 2010 (SC).


Sobre a Zipper Galeria:

Eleita a melhor galeria de arte de São Paulo na votação do Guia da Folha em 2011, a Zipper Galeria teve sua inauguração em setembro de 2010. O principal objetivo da Zipper é unir a mesma geração de artistas e colecionadores, sendo uma galeria ágil e acolhedora, visionária por apresentar ao mercado novos artistas expoentes no cenário brasileiro, encorajando a formação de novos públicos e novos produtores de arte.

Com projeto arquitetônico assinado por Marcelo Rosenbaum, o prédio da Zipper Galeria está localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo. O espaço foi especialmente planejado para abrigar exposições, acervo e áreas de convivência. A Zipper Galeria concentra um grupo de artistas promissores dentro do segmento de arte no Brasil: Alessandra Duarte, Ana Holck, Bruno Kurru, Bruno Vieira, Carolina Ponte, Deborah Engel, Estela Sokol, Felipe Morozini, Fernando Velázquez, Gustavo Nóbrega, Highraff, James Kudo, Jardineiro, João Castilho, Katia Maciel, Nati Canto, Pedro Varela, RAG, Renata Egreja, Rodrigo Cunha, Rodrigo Zeferino, Tofer Chin, Valentino Fialdini e Wagner Pinto. Mais: www.zippergaleria.com.br.

 Julia Kater, projeto Zip’Up @ Zipper Galeria


Abertura: sábado, 21 de abril, das 13h às 18h
Período expositivo: de 21 de abril a 19 de maio 
Curadoria: Mario Gioia
Julia Kater apresentará no espaço Zip´Up trabalhos que lidam com a diversidade do fotográfico, por meio de vídeo, colagens e fotografias, que compõem uma investigação sobre a paisagem.

Paulo Varella1139 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password