As fotografias abstratas e de Cura de Helena Cooper

Helena Cooper nasceu em São Paulo, em uma família de escultores, arquitetos e fotógrafos. Influenciada por essas referências artísticas desde criança, optou por estudar pintura na Escola Brasil Dois Pontos e em Boston na School of The Museum of Fine Arts. Há quase 35 anos a artista reside nos Estados Unidos, na região dos Finger Lakes, local que lhe traz grande inspiração.

Helena sempre foi pintora, mas há aproximadamente dez anos vêm se dedicando integralmente à fotografia. Sua arte tem uma forte conexão com as profundezas misteriosas do inconsciente. Ainda como artista plástica com ênfase em pintura, já tinha a arte abstrata como característica marcante em suas obras, tendência que trouxe também para a fotografia. Em suas caminhadas diárias pela região onde mora atualmente, a fotógrafa começou a perceber e explorar a interação da luz com elementos naturais e como essa união cria formas e revela texturas.

A região dos Finger Lakes, com seus desfiladeiros, lagos, córregos e rochas têm se mostrado o cenário ideal para suas fotografias. “A maior parte do processo de criação de uma fotografia está na maneira como eu observo o que está ao meu redor e tenho a minha própria visão. Quando eu fotografo eu tenho a experiência de uma comunhão com as formas da natureza. O reflexo sobre a água, o mistério e os sons da água alimentam minha alma e me trazem paz”, observa. Helena gosta muito de retratar reflexos, detalhes de rochas, musgos, gelo, folhas se decompondo e chega a tirar mais de dez fotos de uma mesma cena, de diferentes ângulos, para finalmente escolher a melhor de todas.

”Estou andando e não fico planejando se vou fotografar ou não, mas estou com a máquina. E de repente vejo cenas em que me surpreendo e digo: nossa, a luz está perfeita, essa imagem está me cativando muito e eu preciso fazer uma composição. É como se eu fizesse uma pintura, só que com a máquina”, explica. Por isso, depois de fotografar ela faz mínimos ajustes para manter a imagem o mais próximo possível do que estava vendo e sentindo na hora.

Um dos projetos mais recentes da artista é uma forma inovadora de como a arte pode ser usada. O NaturezaCura – creating healing environments é uma série de fotografias que junto com músicas promovem o bem estar e exploram o potencial da água e da natureza de restaurarem nosso corpo e alma. A ideia do trabalho é levar a beleza e propriedades de cura da natureza para qualquer ambiente, já que a estrutura de imagens e músicas criada por Helena podem ser instaladas em diferentes locais.

Para conhecer mais do trabalho de Helena Cooper: www.helenacooperart.com

Para adquirir uma de suas obras: www.photoarts.com.br/fotografos/brasil/helena-cooper

 

Paulo Varella1474 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password