O que foi o cinema de “oro” mexicano?

A Idade de Ouro do cinema mexicano é um período da história do cinema neste país entre 1936 e 1959 em que a indústria cinematográfica mexicana alcançou altos níveis de qualidade na produção e conseguiu sucesso econômico, além de um grande reconhecimento em nível internacional, tornando-se o centro de filmes comerciais na América Latina e de língua espanhola.

Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria cinematográfica nos Estados Unidos e na Europa recebeu um grande golpe, uma vez que os materiais anteriormente destinados à produção cinematográfica foram agora destinados à nova indústria de armas. Muitos países começaram a se concentrar em fazer filmes de guerra, deixando a oportunidade para o México de produzir filmes comerciais para o mercado mexicano e latino-americano. Esse ambiente cultural favoreceu o surgimento de uma nova geração de diretores e atores considerados até hoje, ícones no México e nos países.

Veja aqui alguns filmes de sucesso desta época:

 

Caso você se interesseMIS exibe mostra de cinema mexicano

Evento traz quatro longas e debate sobre o ‘Cine de Oro’, época entre as décadas de 1930 e 1950, considerado o período que o México produziu alguns de seus melhores filmes

Entre os dias 3 e 5 de maio, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe o Ciclo de Oro de Cinema Mexicano. A mostra, que conta com o apoio do Consulado Geral do México em São Paulo, é composta por quatro longas e um debate, com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na recepção do museu, uma hora antes do início de cada sessão.

En la Palma de tu Mano

A geração do cinema mexicano, conhecida como “Cine de Oro”, entre as décadas de 1930 e 1950, é considerada a época em que o México produziu alguns de seus melhores filmes no século XX, dominando o mercado latino-americano de fala espanhola. A geração abarcou diversos gêneros cinematográficos e reproduziu o padrão de acabamento dos filmes de Hollywood, graças ao alto nível artístico e técnico dos seus quadros locais e estrangeiros. Isto pode ser comprovado por estes títulos proporcionados pela Cinemateca Nacional do México, com legendas em português.

Confira abaixo a programação e sinopse dos filmes.

03.05 – Quinta-feira

19h30 – Enamorada/Enamorada (Dir. Emilio Fernández, México, 1946, 99′, Livre, Blu-ray)

Sinopse: Durante a revolução no México, as tropas zapatistas do general José Juan Reyes tomam a tranquila cidade de Cholula. Enquanto confisca os bens dos mais ricos, Reyes acaba conhecendo e se apaixonando pela rica Beatriz Peñafiel, filha do homem mais notável da cidade. O desprezo inicial sentido por Beatriz dá lugar, após algum tempo, à profunda curiosidade e ao amor.

04.05 – Sexta-feira

19h – Macario/Macario (Dir. Roberto Gavaldón, México, 1959, 91′, Livre, Blu-ray)

O pobre mendigo Macario procura apenas uma refeição no Dias dos Mortos. Depois de comer um pernil preparado por sua mulher, ele confronta três aparições: o Demônio, Deus e a Morte.

05.05 – Sábado

14h – Na palma de tua mão/En la Palma de tu Mano (Dir. Roberto Gavaldón, México, 1951, 90′, 14 anos, Blu-ray)

Sinopse: Jaime Karin (Arturo Córdova) é um astrólogo, cartomante e artista que usa sua esposa que trabalha em um salão de beleza como fonte de informações para descobrir a vida dos seus futuros clientes ricos. Através dela, ele descobre que Vittorio Romano morreu após descobrir da infidelidade da esposa. Karin se aproxima da mulher e descobre que ela matou o marido junto com o amante. Agora, ela diz estar apaixonada por Karin e pede ajuda para eles se livrarem do seu amante.

16h – Mesa de debate (com participação de Danilo Cymrot e Adriana Barbosa)

A mesa de debate sobre o ciclo de ouro do cinema mexicano apresenta um histórico pessoal de dois especialistas em cinema mexicano, Adriana Barbosa e Danilo Cymrot, e suas relações com a produção artística deste país. Além disso, o debate conta com a apresentação da temática artística e suas contribuições culturais, na ocasião também são apresentados breves históricos e observações sobre os filmes exibidos na mostra.

Adriana Barbosa (1987) é uma cineasta Mexicana/Brasileira, vive em São Paulo e faz parte do Coletivo Cinefusão onde atua como roteirista, diretora e produtora.

Danilo Cymrot é doutor e mestre em Criminologia pela Faculdade de Direito da USP. Pesquisador em Ciências Humanas e Sociais no Centro de Pesquisa e Formação do SESC de São Paulo, onde é curador dos cursos de cinema.

17h – Santa entre demônios/Salón México (Dir. Emilio Fernández, México, 1948, 95″, 16 anos, Blu-ray)

Sinopse: Mercedes (Marga Lopez) é uma dançarina que trabalha no grande cabaré Salón México. A garota usa o dinheiro para pagar o colégio interno que a irmã, Beatriz (Silvia Derbes) mais nova frequenta. Mercedes participa de um concurso de dança e é premiada. Assim, ela se volta contra seu gigolô, que sempre a explorou.

CICLO DE ORO DE CINEMA MEXICANO

DATA 03, 04 e 05 de maio
HORÁRIO Checar programação
LOCAL Auditório MIS (172 lugares)
INGRESSO Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes na Recepção do MIS)
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Todos os filmes são legendados

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18,00. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Paulo Varella1519 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password