Curiosidades

2000 obras inéditas de Picasso em um novo museu na França

Por Paulo Varella - fevereiro 8, 2018
2981 0
Pinterest LinkedIn

A enteada de Picasso planeja abrir um museu dedicado ao artista e sua segunda esposa, Jacqueline Roque, em um antigo convento da cidade francesa do sul de Aix-en-Provence.

O projeto está sendo conduzido por Catherine Hutin-Blay, filha de Jacqueline. Ela herdou a coleção da mãe de obras de Picasso e possui o Château de Vauvenargues perto de Aix-en-Provence, onde o casal está enterrado.

Chateau Vauvenargues

Sobre o Museu

O Museu Jacqueline e Pablo Picasso abrirá com cerca de 1.000 pinturas, mais do que as respectivas coleções dos museus Picasso em Paris, Antibes, Barcelona e Málaga.

De acordo com um documento fornecido pelo município de Aix-en-Provence, os conselheiros votaram em 13 de dezembro para vender o Couvent des Prêcheurs e um ambulatório da igreja à empresa Madame Z, de propriedade de Hutin-Blay, por 11,5 milhões de euros.

A prefeita, Maryse Joissains, disse à imprensa local que “era o momento certo para entrar em negociações com a empresa madame Z de Catherine Hutin-Blay”.

Le couvent des Prêcheurs en centre-ville d'Aix-en-Provence
Le couvent des Prêcheurs en centre-ville d’Aix-en-Provence

A agência governamental France Domaines valorizou os edifícios em 12,2 milhões de euros, mas cidade fez um preço reduzido de € 11,5 milhões pois tem “forte interesse local” pelo público visitante anual planejado pelo museu de 500 mil pessoas.

O local, que deverá ser aberto até 2021, terá 1 500 m² de espaço de exposição: 1 000 metros quadrados para exposições permanentes e 500 metros quadrados para ‘shows’ temporários.

Também abrirá um centro de pesquisa Picasso e oficinas de cerâmica e gravura, diz o documento do conselho.



Hutin-Blay possui mais de 2 000 obras inéditas de Picasso, incluindo mais de 1 000 pinturas, tornando esta uma das maiores coleções do artista no mundo, de acordo com o conselho. A coleção “excepcional” é particularmente rica em obras que datam de 1952 a 1973, o período de relacionamento da mãe com o artista.

Inclui 1.000 desenhos e cerâmicas, esculturas e fotografias que “retratam a vida compartilhada de Jacqueline e Pablo Picasso”, diz o relatório.

No entanto, um conselheiro do partido político Democracia para Aix levantou preocupações sobre o impacto ambiental do museu proposto. Charlotte de Busschère diz que o tráfego causado por cerca de 1.500 visitantes à cidade diariamente pode ser prejudicial. “Espero que sejam realizados estudos que avaliem o impacto de um projeto desta escala nos edifícios vizinhos”, diz ela.

Pablo Picasso e sua esposa Jacqueline Roque em uma tourada

Para Janie Cohen, especialista em Picasso e diretora do Museu de Arte Fleming da Universidade de Vermont, o novo museu é uma “benção para o estudo de Picasso”, particularmente para o trabalho dos últimos anos. “A maioria das obras não foi exibida nem publicada anteriormente”, diz ela. “Estas são as obras que ficaram com o artista ao longo de sua vida”.

Perguntado se o projeto irá rivalizar com os outros museus Picasso da França, Cohen diz: “Com a visão geral oferecida pelo Musée Picasso em Paris, parece-me um excelente complemento ter um Coleção importante e abrangente no sul da França”


Veja também:


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?


Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica 

(Atenção: Os e-mails podem ir para sua caixa de promoções)


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários