Joseph Kosuth numa palestra em Santa Catarina

ARTE – DESCONSTRUÇÃO – APRENDIZAGEM

 Evento com o artista internacional, em agosto, irá comemorar os  dez anos da entidade.

Pesquisadores, agentes e amantes das artes plásticas já podem anotar na agenda. Está confirmado: o renomado artista norte-americano Joseph Kosuth abrirá as comemorações dos 10 anos de fundação do Instituto Luiz Henrique Schwanke com uma palestra, marcada para 29 de agosto, a partir das 19 horas, no Teatro Juarez Machado, em Joinville/SC. O encontro integra o projeto “Arte Conceitual: Realidade e Consistência?”, aprovado pelo Mecenato de 2012, do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), de Joinville. Kosuth estreia uma série de seis encontros previstos no projeto, que tem como público-alvo educadores da rede de ensino municipal e estadual, professores e alunos universitários, vinculados aos cursos de artes visuais, design, arquitetura, comunicação social e demais interessados em história da arte.

Aos 68 anos, nascido em Toledo/Ohio (EUA), Joseph Kosuth é considerado o pai da arte conceitual, provocador de reflexões acerca da natureza da arte, construção e desconstrução de significados, representação do concreto na linguagem escrita e sua abstração. Kosuth entende que a produção da arte vai além de formas e cores, que o espectador também cria e que potencialmente tudo é material para arte, pela possibilidade de relação com a vida das pessoas. O artista foi editor da revista Art & Language, influente periódico voltado à geração de artistas conceituais britânicos e norte-americanos na década de 1960. Ele esteve no Brasil em 2010 para participar da 29ª Bienal de São Paulo.

“Pioneiro, mestre, artista experimental dos mais importantes, a presença de Kosuth marcará a celebração em torno de um trabalho de dez anos em favor do desenvolvimento cultural de Joinville e nos ajudará a pensar a arte conceitual no século 21, abrindo um outro campo de reflexão sobre a produção de Schwanke”, sublinha a jornalista Néri Pedroso, presidente do instituto e proponente do projeto. “Arte Conceitual: Realidade e Consistência” tem como principal objetivo a promoção de espaços, de âmbito nacional e internacional, voltados a reflexões sobre conceitos teóricos e a produção decorrente na arte contemporânea, dando continuidade às ações de fomento neste universo desenvolvida pelo Instituto Schwanke desde outubro de 2003.

Sobre o instituto

 Com sede em Joinville/SC, o Instituto Luiz Henrique Schwanke é uma entidade privada sem fins lucrativos e de natureza cultural, fundada em outubro de 2003 para gerenciar a criação do Museu de Arte Contemporânea Luiz Henrique Schwanke, o MAC-Schwanke, cujo projeto arquitetônico está finalizado e agora em fase de precificação. O artista homenageado pelo instituto morreu em 1992, aos 40 anos. Considerado um dos expoentes da arte brasileira no século 20, ele estudou comunicação e se destacou como nome conectado ao movimento artístico internacional, criador de mais de cinco mil obras.

As inscrições para a palestra de Joseph Kosuth serão feitas a partir de 15 de junho pelo e-mail inscricao.schwanke@gmail.com.

O valor será de R$ 40, com meia-entrada para estudantes, mediante comprovação

Equipe Editorial2217 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password