Obras inéditas de Francis Bacon chegam ao Brasil

Quem é o artista? Francis Bacon falecido em 1992, foi um pintor anglo-irlandês de pintura figurativa. Foi descendente colateral de Francis Bacon, filósofo do Período Elisabetano. Seu trabalho é mais conhecido como audaz, austero, e frequentemente grotesco ou imagem de pesadelo.

O que terá na exposição?   35 obras em preto e branco e em cor, desenhadas a lápis e de tamanhos variados, estavam sob os cuidados do último companheiro do pintor, o jornalista italiano Cristiano Lovatelli-Ravarino.

Sobre o espaço: Paço das Artes foi criado no início dos anos 70 e é conhecido como um centro de exposição e reflexão sobre a produção artística contemporânea. Caracterizado como um espaço experimental e multidisciplinar, promove exposições temporárias que compreendem os diversos segmentos da arte contemporânea: desenho, pintura, escultura, fotografia, performance, videoarte, arte digital, instalações multimídia, entre outros. Nos últimos anos, a instituição apresentou exposições de artistas importantes do cenário da arte contemporânea, como Pipillot Rist, Yang Fudong, Marina Abramovic, Bill Viola, entre outros.

Abertura: 15 de julho de 2014.

Quando?  16 de julho a 7 de setembro de 2014.

 Por volta da década de 1980, Bacon –já septuagenário– presenteou o então namorado com uma série de desenhos, que ficaram guardados sigilosamente até o início dos anos 2.000. Apesar de terem sido feitos na última década de suas atividades artísticas, Bacon retoma nos desenhos alguns temas da sua pintura da década de 1950, como os eclesiásticos, e imagens que fazem referência à crucificação. Na mostra Italian Drawings, há também retratos de amigos.

Esta coleção que será exposta pela primeira vez no Brasil revela uma faceta pouco conhecida do pintor, que afirmou repetidas vezes que não desenhava. De acordo com Renata Junqueira, coordenadora da Mega Cultural, a ideia é oferecer ao público a oportunidade única de ver outro lado do trabalho deste que é considerado um dos maiores artistas do século 20.

Para Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes, “é importante exibir esta série de desenhos de Francis Bacon pelo ineditismo das obras, por ser um tipo de produção artística que problematiza questões do mundo contemporâneo, e por apresentar um novo olhar à obra do artista”.

As obras da coleção de Cristiano Lovatelli-Ravarino foram tema de mostras na Itália, Argentina, Chile, Portugal, México, Alemanha, República Tcheca, Taiwan e Inglaterra. Entre elas, destaca-se “A ponta do iceberg”, com curadoria do renomado pesquisador e crítico inglês Edward Lucie Smith, que estreou durante a Bienal de Veneza em 2009, e depois seguiu para outros países.

 

Equipe Editorial2224 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password