FILE SP 2012

O que vai ter na exposição? Diversas atrações em cada segmento: Instalações, Games, Tablets, Hipersônica, Maquinema e Mídia de arte.
Até quando?
19 de Agosto

FILE SP 2012Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

A décima terceira edição do FILE acontece este ano de 17 de julho à 19 de agosto na Galeria de Arte do SESI-SP, localizada no Centro Cultural FIESP-Ruth Cardoso, na Avenida Paulista 1313, em São Paulo. O FILE SP 2012 abrange uma série de festivais como o FILE Instalação, Tablet, Games, Hipersônica, Maquinema e Mídia de arte. A edição deste ano do FILE anima+, festival de animação, é apresentada na Galeria de Arte e no Teatro do SESI-SP, no espaço FIESP, no MIS – Museu da imagem e do som, e em estações do metrô espalhadas pela Av. Paulista, exibindo curadoria própria e trabalhos provenientes de parcerias e os maiores festivais de animação do mundo.
Entre os dias 17 e 20 de julho, as apresentações do Hipersônica Performance, assim como a exibição de animações, serão realizadas no Teatro do SESI-SP. Ainda na primeira semana da exposição, o FILE SP 2012 inclui as programações do FILE Workshop e Symposium, sediadas na sala de ensaio e no mezanino do SESI-SP, no mesmo endereço.
A participação em todas as atividades é gratuita.

FILE HIPERSÔNICA 2012

O Hipersônica dá ênfase às manifestações musicais, sonoras, visuais e performáticas de arte eletrônica no Teatro do SESI-SP.

FILE ANIMA+

O FILE ANIMA+ em SP apresenta em sua 2ª edição projetos clássicos e experimentais de diferentes gêneros de animação, filmes de curta e longa metragem de estudantes e grandes estúdios, e conta com a presença de alguns dos maiores festivais internacionais de animação: ANIMATED DREAMS, ANIFEST & CZECH INSTITUTE OF ANIMATION, BE THERE! CORFU ANIMATION FESTIVAL, JAPAN MEDIA ARTS, KINOFEST (ROMÊNIA), RED STICK INTERNATIONAL ANIMATION FESTIVAL, SICAF e SIGGRAPH.


FILE TABLET

O FILE Festival apresenta a 2ª edição do FILE Tablet e desta vez mostra uma seleção mais abrangente de aplicativos. Sob as categorias ebook, game e entretenimento, mais de 35 apps foram selecionadas para serem dispostas em tablets que rodam com 2 sistemas distintos (OS e Android).

FILE MAQUINEMA

Reunindo a produção recente de criadores de países da América, Ásia, Oceania e Europa, o FILE Maquinema chega a sua 5ª edição com cerca de 30 trabalhos realizados entre 2011 e 2012, que afirmam que o machinima pode ser tão múltiplo quanto a criatividade do ser humano permitir. Hoje, alcançando novos patamares, machinimas são apresentados como parte da expressão criada e disseminada através das redes online, sendo utilizados também em novos contextos como campanhas para o levantamento de recursos para a saúde ou causas sociais.

FILE MÍDIA ARTE

A Mídia Arte mostra como “amolecer” a rigidez da funcionalidade tecnológica e criar um ambiente de criatividade e problemáticas artísticas.

FILE GAMES

O FILE Games deste ano traz em sua seleção os melhores jogos independentes, enfatizando brasileiros como os premiados Xilo e Toren. Em destaque, jogos como Little Big Planet, sucesso na plataforma Playstation, em que a customização é possível desde os avatares até o cenário do próprio jogo. Além disso, marcando presença na categoria Games a ThatGame Company apresenta Journey, já considerado um dos mais belos jogos pelos editores da IGN.

FILE WORKSHOP 2012

Os workshops oferecidos pelo FILE tem contado com grupos de educadores da ciência da computação e artistas que buscam através da Computação e das Artes uma imersão experimental na essência da linguagem binária. Esta imersão tem como propósito a transferência de conhecimento e a pesquisa sobre o uso da computação para fins artísticos. O alvo é difundir a tecnologia como linguagem criativa e processo de desenvolvimento artístico para o maior número de pessoas possível, tendo como ideal máximo atingir pessoas comuns interessadas, professores de escolas públicas e grupos de possíveis multiplicadores desta linguagem.

Datas: 17 a 20 de julho, das 10h30 às 20h30

FILE SYMPOSIUM 2012

Temas diversificados referentes aos estudos e pesquisas ligados à cultura digital e eletrônica são as pautas de interesse do FILE SYMPOSIUM, que se tornou um importante ponto de encontro para discussão e disseminação das artes eletrônicas e digitais, em que artistas e pensadores expõem panoramas que ilustram o que é pensado e produzido ao redor do mundo acerca da cultura digital.

As palestras em São Paulo acontecem entre os dias 17 e 20 de julho, das 15 às 19h30, no Mezanino do SESI-SP, Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso.

A participação é gratuita, mas necessita prévia inscrição, pois as vagas são limitadas. (Inscrições no site)

Confira programação no site: http://www.filefestival.org

Paulo Varella1219 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password