Imagens tiradas por Iphone 4 compõe exposição de Denison Fagundes no SESC Santa Maria

SALVE a RUA

Quem é o artista? Professor de fotografia, o artista trabalha com câmeras há mais de uma década. Visando explorar as diferentes possibilidades da linguagem, Denison Fagundes registra de formas inovadoras (seja no ato ou na apresentação) cenas do cotidiano e pretende trazer nas imagens um mundo diferente do que percebemos.

O que terá na exposição? 25 imagens, todas tiradas por iphone.

Sobre o espaço:  Fora do comum circuito SP-RIO da arte, o SESC Santa Maria leva para a cidade diferentes mostras que trazem as preocupações da produção contemporânea. Se configurando como um local amplo e atrativo, o espaço é casa para a cultura, o lazer e o esporte na cidade gaúcha.

Quando? De 28 de outubro a 28 de novembro de 2014.

DenisonFagundes_HospedeHospedeiro (11)

color(IDA)

Costumo receber diferentes pautas dos mais diversos veículos de assessoria e espaços relacionados à cultura. Porém, esta foi diferente. Após publicar uma reflexão sobre o instagram (Veja aqui) e ter recebido positivas respostas, uma delas muito me intrigou. Era um email vindo de Denison e dizendo sobre a abertura de sua exposição “Hóspede Hospedeiro” no SESC Santa Maria que havia ocorrido no dia anterior.

Não seria nada além das muitas outras exposições que provavelmente receberam abertura naquele dia, a não ser por um detalhe: todas as imagens haviam sido tiradas por um iphone 4, algo que o artista chama de iphonografia.

DenisonFagundes_HospedeHospedeiro (4)

SINAL NAÇÃO

Este importante fato faz referência direta à publicação que citei acima e por este motivo que o artista (coberto de razão) me escreveu. Denison usa da ferramenta moderna para trazer diferentes imagens que levantam não só os assuntos observados nelas mas também o do ato de fotografar.

Com o pretexto de levar um caráter artístico às imagens e sem trazer a câmera do aparelho como foco principal, o fotógrafo parte da idéia de que o sujeito é um hóspede do mundo e, simultaneamente, hospedeiro de sua cultura. Para chegar nisso, a reflexão passa pelo panorama urbano e conclui o desperdício que a solidão dos espaços lotados traz à percepção do mundo.

DenisonFagundes_HospedeHospedeiro (3)

ORDEM para o POVO, PROGRESSO para BURGUESIA!

Seguindo numa linha de percepção semelhante ao livro “Ensaio sobre a cegueira”, a exposição e as imagens vem como um convite ao olhar atento sobre os pulsos poéticos que a cidade pode nos trazer. Sem querer também trazer uma visão única ou ditadora sobre a forma de olhar, a idéia é apenas sugerir a permissão da visão diferenciada sobre os espaços.

DenisonFagundes_HospedeHospedeiro (21)

DEUS vs HOMEM

Paulo Varella1241 Posts

<p>Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais.</p> <p> Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref</p>

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password