O vernissage ou a vernissagem?

Antes de tudo, o que é?

É uma recepção, evento cultural e comemorativo, para abrir ou inaugurar uma exposição de arte, normalmente no primeiro dia desta exposição.

De origem francesa, o substantivo masculino designa o dia da inauguração de uma exposição de arte, quando o artista convidava seus amigos e colaboradores para apreciarem sua obra, enquanto dava uma última mão de verniz ou aplicava acabamento ao trabalho, antes de mostrá-lo ao público em geral.

Segundo os dicionários Aurélio e Michaelis , a grafia correta é “vernissage” e é um substantivo masculino.
Amanhã irei ao vernissage do meu amigo.

No entanto, o Vocabulário Ortográfico da ABL (academia brasileira de letras) registra as duas formas: vernissage (substantivo masculino) e vernissagem (substantivo feminino). Assim sendo, nós podemos ir “ao vernissage” ou “à vernissagem”.

Então fique tranquilo(a). Se alguém tentar corrigir você, devolva esta pérola do conhecimento.

Veja também:

7 termos franceses usados em arte que você precisa saber

Paulo Varella1077 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

1 Comment

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password