Relação homem e força de trabalho é pensada em exposição individual do artista Afonso Tostes na Galeria Millan

Qual a exposição? “Sala de trabalho”, individual de Afonso Tostes.

Quem é o artista? Tendo iniciado seus estudos na Escola Guignard, em Belo Horizonte, Tostes formou-se pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e começou trabalhando com pintura e gravura. Ao dedicar-se à escultura e à criação de instalações (no princípio dos anos 2000), o artista assumiu a madeira como matéria-prima de seus trabalhos e passou a relacionar eles com estruturas orgânicas e diferentes interações de objeto e espaço. Além de diversas coletivas, o artista já participou de individuais em renomadas instituições como o MAM Rio e o MAC de Niterói.

O que terá na mostra? Serão cerca de 50 esculturas que foram realizadas partindo de cabos de ferramentas de uso manual (como foices, martelos, enxadas, pás, rastelos, entre outros).

Sobre o espaço: Fundada em 1986, a Galeria Millan traz um histórico crítico amadurecido ao longo dos mais de vinte anos de trajetória e, hoje  representa, de maneira coerente, um time de artistas sólido e plural, que abrange desde nomes consagrados a jovens em início de carreira.

Abertura: 29 de janeiro (Quinta-feira), às 19h.

Período expositivo: De 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015.

SAFO_AFONSO-TOSTES_CFB_0307-L

Em primeira individual do artista na galeria, trabalhos inéditos serão apresentados. Como desdobramentos da exposição “Tronco” (realizada em janeiro do último ano na Casa França-Brasil), o artista apresenta peças revertendo sua função para acrescentar simbologia a ferramenta.

Acrescendo a representação escultórica da ossatura humano ao instrumento, Afonso questiona as relações de trabalho e técnica, representando uma espécie de extensão do corpo como ele é.

Usando destes materiais de produção agrícola manual, o artista também reflete sobre as novas tecnologias do suposto avanço que pertence a outros perfis de plantação e as desigualdades existentes com isso.

SAFO_AFONSO-TOSTES_CFB_0260-L

Paulo Varella1161 Posts

Estudou cinema na NTFS( UK), Administração de Empresas na FGV e Química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil desde então. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo e pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil: Um local para unir pessoas com um mesmo interesse, a arte contemporânea. Faz o contato e organiza encontros com os curadores, artistas e colecionadores que representam o conteúdo do qual falamos no Arte Ref

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password