Os educadores de arte dizem que nunca é muito cedo para introduzir as crianças na arte através de livros, projetos e visitas aos museus, mas os pais muitas vezes se afastam dos museus por medo de que as crianças se aborreçam. Os pais podem fazer uma viagem ao museu bem sucedida, dando um lanche no caminho, limitando a visita a uma hora e passando muito tempo com duas a quatro obras de arte em vez de tentar ver muito. 

Idade da Pré-Escola (De 3 a 4 anos)

No Museu, destaque arte com cores vivas. Encontre artistas que as crianças podem imitar no papel, ou encontrar pinturas com cenas em que as crianças possam criar histórias, como as de Matisse, Gauguin e Van Gogh. Faça uma história juntos ou continue jogando o jogo “Eu vejo ___”. Você pode expandi-lo fazendo perguntas: “O que você vê?” ou incorporando palavras descritivas, “vejo um azul ____” ou “vejo um pequeno ____”.

Lições de arte em casa:  Corte papel em formas diferentes vistas no museu (quadrados, círculos, triângulos) e deixe-os recriar sua própria arte inspirada em Miro e Kandinsky. Lembre as crianças das cores brilhantes que viram ao usar seis diferentes tipos de papel verde, amarelo e azul. Sente-se com os livros favoritos dos seus filhos e pergunte o que eles vêem nas fotos. Fale sobre como eles contam a história do livro, mesmo sem as palavras.

Crianças de idade escolar (de 5 a 6 anos)

No Museu, olhe para a arte que foi feita para contar histórias visuais, como tapeçarias, murais, vitrais ou mosaicos. Envolva-os perguntando qual a história que eles pensam que o artista estava tentando dizer e quais elementos diferentes na imagem (flores, animais) podem simbolizar. Compare sua história com a história “oficial” do trabalho.

Lições de arte em casa: Procure por arte e símbolos na vida cotidiana. Indique as janelas da igreja, os mosaicos do metrô, os sinais de parada e as janelas da loja e discuta o que as cores, formas e imagens nos dizem. Incentive seus filhos a desenhar suas próprias versões de símbolos que vêem em torno deles ou a usar pedaços de papel cortados para criar seus próprios mosaicos. Melhor ainda, incentive seu filho a criar uma história desenhando, cortando e colando fotos e depois adivinhe qual é a história.

Crianças grandes (idade 7 e acima)

No Museu, procure retratos, paisagens e naturezas mortas. Este é o momento de apresentá-los aos mestres, como Leonardo da Vinci, e a artistas como Chris Ware, que influenciam artistas gráficos e cartunistas. Incentive as crianças a considerar seus arredores: a galeria está viva ou escura? Por que uma peça de arte é exibida de uma maneira particular? Como as outras pessoas na sala estão reagindo a ela? Ensina a ser observadores sensíveis.

Lições de arte em casa: Tenha seu filho desenhando retratos (deles ou os seus) ou deixe-os tentar rascunhar paisagens olhando por uma janela, indo para o quintal ou visitando um parque. Experimente com iluminação diferente para retratos ou diferentes horários do dia e veja como a visão muda. Por essa idade, as crianças sentem que não podem fazer arte se não conseguirem desenhar de maneira realista. O desenho com elas ajuda a ver que não precisa ser perfeito e que uma imagem pode ser vista de muitas maneiras diferentes.

Uma educação artística ajuda a construir habilidades acadêmicas e aumentar o desempenho acadêmico, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades alternativas para recompensar as habilidades das crianças que aprendem de forma diferente.

Faça uma visita a uma galeria amiga das crianças, a Photoarts Gallery, localizada no shopping Market Place em São Paulo. No final de semana do dia das crianças terão uma promoção de 15% de desconto nas ilustrações autorais para decorar o quarto do seu filho com arte.

Equipe Editorial2224 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password