22º Cultura Inglesa Festival

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

22º Cultura Inglesa Festival

Maio 26 - junho 10

22º Cultura Inglesa Festival apresenta instalações artísticas que exploram o conceito de “espaço”

Os projetos foram escolhidos por meio de edital e ficam em cartaz no Centro Brasileiro Britânico de 26 de maio a 10 de junho

O Cultura Inglesa Festival apoia anualmente, por meio de seu Edital, projetos brasileiros de teatro, artes visuais e audiovisuais. Em 2018, as produções de artes visuais ocuparão o Centro Brasileiro Britânico de 26 de maio a 10 de junho. Entre instalações artísticas, recortes, memória e abstrações, três exposições compartilham a temática do espaço, o lugar físico que o corpo ocupa – seja ele o bairro, a cidade ou um lugar fictício – e a forma de nos relacionarmos com ele.

A obra Galeria dos Sussurros se inspira na obra do designer Paul Elliman para contar a história recente do bairro de Pinheiros. Conhecido por conectar tipografia e voz humana, o britânico se utiliza de formas de sinalização de áudio para mediar essa relação. Foi a partir desse conceito que a artista Mirella de Almeida Marino propôs o movimento de incrustar nas paredes do Centro Britânico as memórias de sua própria história.

Construído no final da década de 1990, o prédio do CBB acompanhou processos como o de gentrificação de Pinheiros, a implementação da “Operação Faria Lima” e a reconversão urbana do Largo da Batata – cuja trajetória serve como metonímia para o bairro. Assim como no trabalho de Elliman, Mirella usará áudios com depoimentos de frequentadores, lojistas e moradores para compor uma paisagem sonora, costurando sons do passado e do presente.

Na produção artística At Home | Em Casa, Flavia Mielnik e Lucy Joyce exploraram, juntas, as suas cidades de origem – São Paulo e Londres – com uma série de intervenções colaborativas. A relação com o espaço será investigada por meio do cruzamento dos códigos culturais, da linguagem e da geografia específicos de cada cidade, buscando elementos que fizeram destes espaços, suas casas. O trabalho exibido na exposição será o resultado da experiência construída pelas artistas em interlocução com a curadora britânica Holly Willats.

Duas peças semi-circulares para duzentos corpos tem como referência The Lost Ones, de Samuel Beckett. No conto, o dramaturgo irlandês descreve a vida de duzentas criaturas enclausuradas dentro de um cilindro, um ambiente completamente hostil ao corpo. Em uma construção escultórica e instalativa, o artista Jimson Vilela apresentará o espaço circular descrito na obra de Beckett através de um corte vertical dividindo sessão cilíndrica em dois semicírculos.

Recorrentes no trabalho de Jimson, livros em branco de diferentes formatos e tamanhos representarão os duzentos personagens que buscam uma possível saída deste lugar, e cujos corpos desejam reposicionar-se no espaço.

Para o jornalista Fábio Cypriano “a realização do Edital do Cultura Inglesa Festival é importante para o cenário artístico brasileiro, promovendo expoentes e relevantes obras. Na seleção deste ano vemos artistas não tão conhecidos, com obras potentes e sintonizadas com o que há de mais atual.”

Fábio é um dos curadores da categoria ao lado de um seleto grupo artístico que reúne Cláudia Marchetti, artista plástica; Julio Landmann, ex-presidente da Bienal Internacional de São Paulo; Marcelo Araújo, museólogo, ex-diretor da Pinacoteca de São Paulo e Martin Grossman, professor titular da ECA-USP, ex-vice-diretor do MAC (Museu de Arte Contemporânea).

A programação completa do 22º Cultura Inglesa Festival está disponível no site www.culturainglesasp.com.br/festival e no aplicativo Cultura Inglesa Festival, disponível para download gratuito na App Store e Google Play.

SERVIÇO

Programação Artes Visuais do 22º Cultura Inglesa Festival

De 26 de maio a 10 de junho

Centro Brasileiro Britânico

Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo – SP

De segunda a sexta das 10h às 19h

Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h

Entrada franca

 

Ficha Técnica

 

Galeria dos Sussurros

Instalação sonora, madeira, tinta, caixas de som

Artistas realizadoras: Mariana Vaz e Mirella Marino

Projeto expositivo: Shundi Iwamizu

Captação e edição de som: Sandra-X

Consultoria técnica: Felipe Julián

Cenografia: Thiago Araújo

At Home | Em Casa

Instalação composta por objetos, desenhos, fotografias e vídeo

Artistas realizadoras: Flavia Mielnik, Lucy Joyce e Holly Willats

 

Duas peças semi-circulares para duzentos corpos

Estrutura de ferro, livros em branco, sistema de iluminação

Artista Realizador: Jimson Ferreira Vilela

 

Detalhes

Início:
Maio 26
Final:
junho 10

Local

Centro Brasileiro Britânico
Rua Ferreira de Araújo, 741
São Paulo, São Paulo 05428-002 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(11) 3819-4120

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password