“A Mulher e o Lar”, na Fundação de Arte de Ouro Preto/MG

Carregando Eventos

« Todos Eventos

“A Mulher e o Lar”, na Fundação de Arte de Ouro Preto/MG

Maio 11 - junho 3

FAOP recebe a exposição “A Mulher e o Lar”, de Itamara Ribeiro

Série questiona a ideia de um padrão de feminilidade a ser seguido

A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, recebe a exposição “A Mulher e o Lar”, de Itamara Ribeiro, de 11 de maio a 3 de junho. A entrada é gratuita. Composta por 22 desenhos e seis fotografias, a série questiona as representações sociais acerca de um padrão de feminilidade compreendido como ideal. Para isto, ela se apropria de velhos manuais de costura para inserir desenhos e bordados.

“Na infância, vi minha mãe seguir moldes de revistas e transformar linhas, agulhas, botões e tecidos em artefatos. Fazia gosto em rabiscar em cima dos moldes dela, ignorando as regras, construindo minhas próprias coisas, livre de prescrições”, conta a artista.

Com traços rápidos, linhas incertas e corpos seminus, as intervenções de Itamara buscam colocar em contraste a distancia entre a mulher idealizada, estereotipada, complacente das revistas e a realidade. “A interferência com desenhos feita em cima das regras dos manuais pode ser lida como uma ironia na linha do ‘faça suas próprias regras’. Eles não seguem o modelo impresso e, com isso, questiono o próprio ensinamento do manual, em vez de meramente acompanhá-lo”, comenta. O corpo, antes imóvel, engessado pelos modelos, é atualizado pela reinserção de outras possibilidades.

O bordado, transmitido pela família junto com os manuais, influenciou a artista para ver neles um espaço para pensar a feminilidade. “Herdei das mulheres da minha família seus dotes manuais. “Tento utilizá-los, porém, de uma maneira que questione a submissão delas. Assim, utilizo a costura, o bordado e o crochê de forma satírica, buscando refletir sobre a condenação das mulheres aos afazeres domésticos”.

Itamara Ribeiro

Nascida em Casemiro de Abreu (RJ), Itamara Ribeiro é formada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina | UDESC. Sua pesquisa em Poéticas Visuais a conduziu para os estudos sobre as dobraduras do desenho através de colagem e bordado, técnica predominante na exposição “A Mulher e o Lar”. Participou de exposições individuais em espaços como: Fundação Cultural Badesc (SC); Galeria de Arte Paula Campos Guimarães (MG); SESC Floresta (MG); Espaço Cultural Gustavo Capanema (MG).

Galeria de Arte Nello Nuno

Localizada no centro histórico de Ouro Preto, a Galeria de Arte Nello Nuno está instalada no prédio onde a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA iniciou suas atividades. Na época, artistas como Nello Nuno e Annamélia Lopes ministravam cursos de pintura e desenho. O espaço tem como objetivo divulgar expressões artísticas locais e dos mais diversos cantos do país. Já expuseram na galeria Annamélia Lopes, Rogério Fernandes, Sussuca, Gê Fortes, M. C. Lux, Fernando Lucchesi, Thaís Helt, entre outros.

FAOP 50 anos

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP nasceu em 1968 da união dos esforços do poeta Vinícius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Afonso Ávila como um espaço para produzir e estudar arte, semeando um novo olhar em tempos árduos. Na FAOP nasceu o primeiro curso para formação de conservadores e restauradores do Brasil. Este ano, a instituição celebra 50 anos de valorização, incentivo e preservação do patrimônio artístico de Minas.

A FAOP atua por meio de políticas públicas, parcerias sociais, comunitárias e educativas, realizando ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens.

Serviço:

Exposição A Mulher e o Lar

Visitação: de 11 de maio a 3 de junho

Horário: Segunda a sexta-feira de 9h às 18 | sábado e domingo 13h às 18h

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário | Ouro Preto (MG)

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Informações: (31) 3552-2480 | assessoriadecomunicacao@faop.mg.gov.br

 

Detalhes

Início:
Maio 11
Final:
junho 3

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password