Ana Vitória Mussi em mostra en L.A

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ana Vitória Mussi em mostra en L.A

setembro 15

A partir do dia 15 de setembro, o Hammer Museum de Los Angeles (EUA) recebe a exposição Radical Women: Latin American Art, 1960-1985. A mostra traz as práticas artísticas de mulheres da América Latina em um período chave na história do continente, explorando sua relação com o desenvolvimento da arte contemporânea regional e suas repercussões internacionais. A exposição fica em cartaz até 31 de dezembro e, em abril de 2018, segue para o Brooklyn Museum, em Nova York.

Representada pela Galeria Lume, de São Paulo, a artista-fotógrafa Ana Vitória Mussi é um dos nomes brasileiros na mostra, ao lado de grandes expoentes da arte contemporânea nacional, como Lygia Clark, Claudia Andujar e Teresinha Soares. A exposição reúne mais de 260 obras de 116 artistas, oriundas de 15 países. São trabalhos em fotografia, vídeo e outros meios experimentais.

Além das artistas brasileiras, Radical Women reúne obras de figuras emblemáticas como a cubana Ana Mendieta e a argentina Marta Minujín, ao lado de nomes menos conhecidos, como a artista abstrata cubana Zilia Sánchez e a escultora colombiana Feliza Bursztyn. A mostra tem curadoria de Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta.

Essa geração de artistas realizou uma série de investigações experimentais no começo dos anos 1960, abrindo novos caminhos para a fotografia, performance, vídeo e a arte conceitual. Politizadas, as peças foram fundamentais para a libertação feminina em uma atmosfera de repressão política e social que ofuscou as mulheres na América Latina entre 1960 e 1985, quando vários países do continente eram comandados por governos ditatoriais.

Artista
Nascida em 1943, em Santa Catarina, Ana Vitória Mussi vive e trabalha no Rio de Janeiro. Artista-fotógrafa, assim nomeada pelo crítico e curador Paulo Herkenhoff, é responsável por uma vasta produção que integra fotografia, imagem em movimento, objetos e instalações. Sua obra, muitas vezes associada a uma sutil poética da resistência, oferece, por meio da linguagem artística, um campo para a crítica social, principalmente com relação à ambiguidade suscitada pelas imagens da mídia.

Durante a ditadura militar do Brasil, desenvolveu pesquisa com jornais da época (sérieJornais, 1970), atribuindo visibilidade à censura. Alguns desses trabalhos serão, inclusive, levados à Los Angeles.

Ana Vitória Mussi já participou de diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Em agosto de 2018, a artista deve apresentar sua primeira individual na Galeria Lume, de São Paulo.

Serviço
Radical Women: Latin American Art, 1960-1985
Local: Hammer Museum
Endereço: 10899 Wilshire Boulevard at Westwood, Los Angeles.
Período expositivo: até 31 de dezembro
Entrada: gratuita
Visitação: de terça a sexta-feira, das 11h às 20h; sábados e domingos das 11h às 17h; fechado às segunda-feiras e feriados nacionais
Mais detalhes em hammer.ucla.edu

Detalhes

Data:
setembro 15
Evento Tags:
,

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password