Coletiva “imannam” na Pivô galeria

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Coletiva “imannam” na Pivô galeria

Abril 8 - junho 9

Abrindo as atividades de seu Programa Anual de Exposições, o Pivô tem o prazer de apresentar “imannam”, das artistas Ana Linnemann, Anna Maria Maiolino e Laura Lima, com a curadoria de Tania Rivera. Complementando a exposição, uma peça gráfica de Bernardo Ortiz ocupará a coluna central da recepção do Pivô.

O projeto “imannam” foi construído a partir de uma articulação entre as três artistas para propor obras em profundo diálogo em torno da busca do outro e de operações de reversão do espaço e de objetos do mundo. O título da mostra é um jogo de palavras entre os nomes das artistas, replicando a dinâmica de entrelaçamento entre seus trabalhos no ambiente. “imannam” surge da opção pela subversão da ideia da arquitetura como o local comum entre o eu e o outro, em busca de outras lógicas de relação através da proposição de situações que convidam a um acontecimento – um revés – no mundo. Utilizando a arquitetura singular do Pivô como ponto de partida, as artistas apresentam propostas de experimentação em suas diversas áreas com instalações, intervenções arquitetônicas, trabalhos sonoros e filmes concebidos especialmente para este projeto.

No ponto de chegada à exposição, o público será saudado por um trabalho sonoro inédito de Anna Maria Maiolino. Ao continuar o trajeto até a galeria, o espectador irá deparar-se com um pé direito anormalmente baixo por Laura Lima. Obrigado a se encurvar, seu olhar inclinado logo detectará a obra Os Invisíveis Número 11, de Ana Linnemann, em que uma coluna de sustentação realiza um giro rápido de 360 graus por minuto.

Entre os trabalhos que Anna Maria Maiolino selecionou para a exposição está uma série de curtos vídeos experimentais – “entre-documentários” ou “a-documentários”, segundo a definição da artista – motivados pelo real e seu entorno. Os vídeos são capturados através de câmera digital ou de celular, dispostos junto a textos em prosa poética, trechos de canções e comentários diversos sobre arte e mundo.

Quarto Incapacitado, de Laura Lima, por fim, ocupará o espaço central do Pivô. A obra consiste na construção de uma sala suspensa que funcionará como uma espécie de pequeno escritório a ser ocupado pela equipe do Pivô. Por uma fresta existente entre a lateral e o chão desta plataforma, o público poderá espiar os movimentos dos pés de seus ocupantes.

O Programa Anual de Exposições promove o trabalho de artistas em meio de carreira e de diferentes nacionalidades, oferecendo aos visitantes um extenso panorama da produção contemporânea recente, ao mesmo tempo em que estimula intercâmbios geracionais entre os agentes envolvidos em toda a programação do Pivô.

Ana Linnemann é doutora em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já expôs em instituições como o Centro Cultural Maria Antônia (São Paulo), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), Oslo Kunstforening (Oslo), Museo del Barrio (Nova Iorque), o MALBA (Buenos Aires) e Museu Imperial de Petrópolis.

Anna Maria Maiolino é uma artista ítalo-brasileira que vive e trabalha em São Paulo. Em 1989, recebeu o Prêmio Mário Pedrosa por melhor exposição do ano. Em 2012,  foi contemplada com o 1º prêmio MASP Mercedes-Benz de Artes Visuais. Em 2017 teve sua obra apresentada numa retrospectiva no MOCA Los Angeles, além da participação na 13ª Documenta de Kassel, 14ª Bienal de Lyon e 24ª e 29ª Bienal de São Paulo.

Laura Lima é formada em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Participou de diversas exposições em instituições como Bienal de São Paulo; Bienal do Mercosul (Porto Alegre), Chapter Art Centre (Cardiff), Kunst-Werke (Berlim), Casa França-Brasil (Rio de Janeiro), entre outras. Junto aos artistas Ernesto Neto e Márcio Botner, é sócia-fundadora da galeria A Gentil Carioca.

Tania Rivera é doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain. Ensaísta, psicanalista e professora do Departamento de Arte e da Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Curou a exposição “Pulsar”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), em 2013, e “Lugares do Delírio” no Museu de Arte do Rio, em 2017.

Serviço
imannam
Abertura dia 8 de abril, das 16h às 19h
Período da exposição: 8 de abril a 9 de junho
Horário de Funcionamento: terça-feira a sábado, das 13h às 19h; excepcionalmente na segunda-feira, dia 9 de abril, o Pivô estará aberto das 13h às 19h
Entrada gratuita
Pivô: Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, Centro – São Paulo
www.pivo.org.br

 

Detalhes

Início:
Abril 8
Final:
junho 9

Local

Galeria Pivô
avenida Ipiranga, 200
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password