“Corpo de Prova” no Mube

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Corpo de Prova” no Mube

outubro 7 - novembro 21

Vão livre do MuBE recebe instalação de 60 metros da artista Marcia Pastore

Do concreto ao concreto – Marcia Pastore utiliza materiais da construção civil para relacionar arte e arquitetura

O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia tem o prazer de apresentar, em sua área externa, a exposição “Corpo de Prova”, da artista Marcia Pastore. Ocupando 60 metros não lineares do vão formado pela marquise do edifício construído pelo vencedor do Prêmio Pritzker, Paulo Mendes da Rocha, a artista apresenta uma obra criada com materiais e elementos geralmente usados na construção civil.

 

A instalação “Corpo de Prova” se incorpora a construção do MuBE criando um grande canteiro de obras, onde corpos que foram ruínas – neste caso, blocos de concreto – que tensionam cabos de aço, chamam atenção para o espaço livre criado no edifício. As investigações sobre a ação e o corpo no espaço são temas recorrentes na produção da artista paulistana, que desta vez faz cilindros de concreto flutuarem sob um dos mais icônicos espaços culturais da cidade.

 

Numa espécie de metalinguagem construtiva, a artista utiliza blocos e prumos de concreto, oriundos da demolição do estacionamento de uma grande empresa comercial de materiais construtivos (Leroy Merlin), para investigar o equilíbrio e a tensão nas relações entre a arte e a arquitetura. A obra é composta por sistema mecânico de engrenagens estruturadas por sargentos presos à laje e articuladas por roldanas que permitem a movimentação de blocos de concreto e prumos.

 

Uma das pontas do cabo de aço está presa ao prumo enquanto a outra ao bloco de concreto. O deslocamento do bloco faz os prumos flutuarem e as linhas verticais dos cabos dialogam com as linhas ortogonais da marquise que se contrapõe às linhas diagonais criadas pelo deslocamento dos blocos.

 

Os blocos de concreto que compõe o trabalho foram recolhidos num centro de reciclagem de entulho de obra, em Osasco. Os prumos – ferramenta usada na construção, são cilindros extraídos desses mesmos blocos de concreto. A extração de cilindros de concreto, também chamados de núcleos ou corpos de prova, é um procedimento comum para avaliar o estado e a qualidade do concreto nas construções. Esta exposição foi selecionada através do Edital PROAC Nº 15/2016 – Artes Visuais – Obras e Exposições.

|

Serviço:

“Corpo de Prova”, de Marcia Pastore

Período expositivo: 07 de outubro a 21 de novembro de 2017

MuBE –  Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia

Jardim Europa: av. Europa, 218, tel. (11) 2594-2601. Ter. a dom., 10h/19h.

Entrada franca

www.mube.art.br

Detalhes

Início:
outubro 7
Final:
novembro 21

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password