Crônicas de Papel na SUB Galeria

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Crônicas de Papel na SUB Galeria

abril 14 @ 8:00 AM - 5:00 PM

O artista paulistano Gustavo Prata convida o público para uma jornada pela evolução de crenças, mitos e símbolos de diversas sociedades, representados em obras surrealistas e de humor ácido. A mostra Crônicas de Papel, que será inaugurada dia 14 de abril, na SUB Galeria, em São Paulo, reúne 22 obras, sendo 19 delas inéditas, que vão desde assemblage, composição com objetos tridimensionais, até variações de técnicas de colagem. O caráter provocativo das criações visa fazer com que o público questione conceitos éticos e morais enraizados na cultura ocidental.

Por meio da criação de paisagens oníricas construídas em diversas camadas, Prata leva o observador a questionar mais profundamente a sociedade atual conforme adentra a sua obra. Nas obras, símbolos e mitos cultuados por séculos como modelos ideais convivem com ícones passageiros e figuras ordinárias da sociedade contemporânea. Imagens construídas para solidificar valores morais e éticos são satirizadas em contraste com artigos cotidianos, como luminosos de rua, bens de consumo e ídolos atuais. “Acredito que é importante buscar na história da humanidade, principalmente na mitologia, elementos que contribuem para a reflexão acerca de valores individuais e coletivos e como os adaptamos às diferentes épocas”, explica Prata.

Essa é a primeira exposição individual do artista que tem como característica um criticismo sarcástico percebido em diversas obras que embalam elementos banais ou provocativos em uma estética similar a da publicidade que cria o belo, o perfeito, o ideal. “As obras do Gustavo são como espelhos viajantes no tempo. Resgatam recortes e fragmentos de civilizações antigas e faz o público refletir sobre as peças  e elementos da realidade atual. Seus universos são ironicamente democráticos e combinam conceitos de uma civilização milenar com ícones de uma cultura contemporânea quase descartável”, diz Mariana Schwarz, curadora da mostra.

Serviço

Exposição Crônicas de Papel

SUB Galeria – Rua Padre Justino, 672 – Butantã – São Paulo (SP)

De quarta a domingo das 16h às 23h

Entrada gratuita

Contato: subgaleria.sp@gmail.com

Sobre Gustavo Prata: Gustavo Prata, 31, estreia a oitava exposição da sua carreira, primeira individual. Por meio do estudo de mitos e rituais de diferentes culturas e épocas, até a cultura de massa, Prata se apropria de diferentes imagens e objetos para ressignificá-los e conceber uma mitologia contemporânea. Nascido e residindo em São Paulo, formou-se em Comunicação Social (ESPM – SP), fez pós-graduação em Design Gráfico (Miami Ad School – SP), cursou História da Arte (Enforex – Barcelona) e frequentou cursos livres de arte no Ateliê 397, Instituto Tomie Ohtake, Mube, RED Studios, entre outros.

Detalhes

Data:
abril 14
Hora:
8:00 AM - 5:00 PM

Local

SUB Galeria
Rua Padre Justino, 672
São Paulo, São Paulo 05580-095 Brasil
+ Google Map

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password