Escritório de Arte Rosa Barbosa leva à SP-Arte trabalhos de Guy Veloso, fotógrafo indicado ao prêmio PIPA 2017

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Escritório de Arte Rosa Barbosa leva à SP-Arte trabalhos de Guy Veloso, fotógrafo indicado ao prêmio PIPA 2017

abril 6 - abril 9

Seleção de arte contemporânea da galeria contempla ainda escultura e pintura, com obras de Osvaldo Gaia e Paula Otegui

Três artistas de estéticas distintas e em ascensão na cena contemporânea terão seu espaço no stand do Escritório de Arte Rosa Barbosa na SP-Arte 2017, que acontece no Pavilhão da Bienal entre 6 e 9 de abril. O trabalho do artista paraense Guy Veloso, indicado ao prêmio PIPA deste ano, contemplará a fotografia em retratos do sincretismo religioso nacional. Osvaldo Gaia traz esculturas e instalações em trabalhos feitos em diálogo com o universo da Amazônia. Já a artista argentina Paula Otegui traz seu pop contemporâneo na pintura.

Fotografia da série Penitentes, de Guy Veloso
Fotografia da série Penitentes, de Guy Veloso

Os artistas

Nascido em Belém, no Pará, Osvaldo Gaia formou-se como artista fazendo pesquisas e experimentações dentro do universo amazônico, detendo-se conceitualmente em questões sociais, arquitetônicas e econômicas. Inspirado no universo dos igarapés, Gaia trata de fluxos, origens e identidades ligados à vida ribeirinha.

Sua obra é composta por estruturas escultóricas com diferentes formas, relevos, texturas e transparências. O artista será representado por obras como Linha D’água, composta por um trapiche de nove metros de comprimento e três de altura, que representa a enchente e a vazante das marés, criada a partir da observação dos trapiches ribeirinhos no Pará.

Como Gaia, o fotógrafo Guy Veloso nasceu em Belém e se inspira em suas raízes. Suas imagens são capturadas com equipamento analógico, sempre bem perto de seus personagens.  Veloso explora a relação do homem com o divino e documenta com sua câmera procissões e romarias, com olhos de antropólogo. Neste ano, o artista é indicado ao prêmio PIPA, resultado de uma parceria entre o Instituto PIPA e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro que visa estimular a produção nacional de arte visual contemporânea.

A galeria levará ao festival fotografias de seu projeto Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo, construído por Veloso por mais de dez anos. Em um passeio por todas as regiões do Brasil, o artista compôs um painel de penitentes, grupos laicos de encomendadores de almas que saem noite adentro rezando pelos “espíritos sofredores”.

Seu trabalho com cores e luzes aproxima esses registros documentais da pintura, modo de expressão favorito da argentina Paula Otegui. A artista, com inspirações, na arte pop, costuma dizer que tem a fantasia de fazer o público viajar pelo universo em um único instante. Otegui reconstrói mitos e metáforas nascidos em seu inconsciente para representar nossa existência e o ambiente em que vivemos.

Suas pinturas são compostas por cenas sobrepostas, pedaços da vida cotidiana ou situações históricas. Em seus trabalhos mais recentes, Otegui quebra a linguagem plana da pintura, formando novas dimensões e estabelecendo novos vínculos espaciais entre as camadas que se manifestam nas suas obras.

Escritório de Arte Rosa Barbosa

O Escritório de Arte Rosa Barbosa trabalha com artistas independentes dos mercados nacional e internacional, em todas as manifestações da arte contemporânea, passando por pintura, escultura, fotografia e desenho.

Dirigido por Rosa Barbosa, que trabalha no mercado de arte desde 1992, o escritório também presta consultoria a colecionadores, admiradores e pessoas que desejam iniciar suas coleções de arte, com olhar atento para novos talentos e para a evolução de artistas já consagrados.

SP-Arte/2017

6 a 8 de abril – das 13h às 21h

9 de abril – das 11h às 19h

Pavilhão da Bienal

Parque Ibirapuera, Portão 3

São Paulo, Brasil

Entrada: R$ 45,00 [geral]
R$ 20,00 [meia promocional*]

*estudantes, portadores de deficiência e idosos com mais de 60 anos [necessária a apresentação de documento]. O Vale-Cultura poderá ser utilizado para o abatimento de 50% do valor do ingresso. Crianças de até 10 anos não pagam entrada.

A bilheteria encerra suas atividades 30 minutos antes do término do evento.

Detalhes

Início:
abril 6
Final:
abril 9

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password