Ex libris: A Biblioteca Pública de Nova York no IMS/SP

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Ex libris: A Biblioteca Pública de Nova York no IMS/SP

Janeiro 19 - Janeiro 27

Cinema do IMS Paulista exibe o documentário Ex libris: A Biblioteca Pública de Nova York, de Frederick Wiseman

Nos dias 19 e 27 de janeiro, o IMS Paulista exibe o mais recente trabalho do diretor Frederick Wiseman. Depois de mais de 50 anos voltando seu olhar documental para instituições da sociedade norte-americana, o cineasta retrata a Biblioteca Pública de Nova York, entre suas diversas filiais, seus frequentadores, palestras, encontros de clubes do livro, aulas de braile, coquetéis para levantamento de fundos e reuniões administrativas. O documentário venceu o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema em 2017.

 

Filmado entre setembro e dezembro de 2015, o processo de edição de Ex libris foi concomitante ao período eleitoral dos EUA, em 2016. Sobre isso, Wiseman comenta, em entrevista ao site MUBI: “Eu não acho que o clima político tenha afetado a montagem, mas eu acho que o filme se beneficia da estupidez que se passava em Washington no período. Porque as atividades da Biblioteca Pública de Nova York e o ponto de vista da biblioteca com relação à educação, à imigração, aos imigrantes e às pessoas pobres são completamente opostos ao que a administração Donald Trump representa. Então, eu acredito que há um enorme contraste, e eu estava interessado em ajudar e representar os melhores aspectos da democracia, enquanto a administração Trump representa o possível estabelecimento de um governo autoritário ou mesmo fascista.” [Entrevista na íntegra, em inglês, em bit.ly/exlibris2]

 

Sobre Frederick Wiseman

 

Nasceu em Boston (EUA, em 1930. Dirigiu mais de 40 filmes e é considerado um dos precursores do movimento que ficou conhecido como Cinema Direto, com filmes como Titicut Follies (1967), Violência doméstica (2001), La Danse (2009), Academia de boxe (2010), Crazy Horse (2011), Em Berkeley (2013) e Em Jackson Heights (2015).

Programação

Ex libris: A Biblioteca Pública de Nova York

(Ex Libris: The New York Public Library)

de Frederick Wiseman

EUA, 2017, 197′, DCP

Sessões IMS Paulista:

19/1 – sexta – 20:00

27/1 – sábado – 18:00

Ingressos

R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)

 

Ingressos à venda na recepção do IMS Rio e no site ingresso.com. A recepção vende ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte.

 

Instituto Moreira Salles

Avenida Paulista, 2424

Bela Vista – São Paulo – SP

11 2842 9120

 

ims.com.br

cinema.ims.com.br

twitter.com/imoreirasalles

instagram.com/imoreirasalles

facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

https://www.facebook.com/cinemaIMS/

 

 

Detalhes

Início:
Janeiro 19
Final:
Janeiro 27
Evento Tags:

Local

Instituto Moreira Salles/SP
Avenida Paulista, 2424
São Paulo, São Paulo
+ Google Map
Telefone:
2842 9120

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password