Exposição “PARES” no Espacio Uruguai/SP

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Exposição “PARES” no Espacio Uruguai/SP

Março 28 - Abril 28

SOBRE A EXPOSIÇÃO

Em “Pares”, o público vai poder apreciar o trabalho de duas artistas capazes de unir leveza e intensidade em suas criações. Enquanto Lu Mourelle apresenta personagens singulares em telas multicores, Marilene Ropelato exibe a delicadeza de objetos em metais e acrílico. A dupla de artistas investe na harmonia, na coexistência e no antagonismo para explorar o conceito de “par”. Assim, a exposição sugere representações do mundo real e seus conflitos, com personagens e formas contemporâneas.

Para a curadora Maria dos Anjos Oliveira, a exibição conecta a arte ao espectador de maneira direta, sem rodeios. “Apesar de haver obras a serem interpretadas pelo público, esse entendimento é natural porque as artistas transbordam objetividade nessas mensagens”, explica a responsável pela mostra, lembrando que 10% da renda obtida com a venda de quadros e esculturas será destinada à Casa Safira. A curadora reafirma que a parceria entre artistas e a obra social também integra o conceito de “Pares”.

Movidas por esse sentimento de solidariedade, as artistas optam por obras capazes de sensibilizar o público. Nas pinturas de técnicas mistas, Lu Mourelle exibe abstratos que se fundem com formas de flores e animais e personalidades com emoções à flor da pele. As telas trazem masculino e feminino desfilando como gêneros indissociáveis, alternando fragilidade e intensidade em feições e corpos. Dessa maneira, os olhares dessas personagens e a montagem da cena podem convidar o espectador a interpretar os quadros de acordo com suas próprias experiências pessoais.

Se por um lado Lu Mourelle promove a beleza atípica de suas personagens, Marilene Ropelato explora a simetria e a organicidade nas formas para exibir sua concepção de “Pares”. Seu alvo é compor esculturas, das seccionadas às curvilíneas, onde mostra elementos da natureza combinados com outras configurações geométricas. As obras tridimensionais, de tamanhos variados, vêm em acrílico, alumínio e aço.

Com esse espirito, Marilene Ropelato e Lu Mourelle formam o duo que integra o espaço expositivo de maneira complementar. Juntas, as artistas proporcionam um resultado visual que enfatiza formas e cores, mas também com atenção ao envolvimento emocional e à percepção do público.

SOBRE PRODUÇÃO E CURADORIA

Maria dos Anjos Oliveira

Nascida em Portugal, Maria dos Anjos chegou ao Brasil ainda na infância. É graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Integra a Sociedade Nacional de Belas Artes de Portugal e da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes, além de fazer parte do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes Estrangeiras, da Alerj paulista.

Nos anos de 1990, foi professora na Faculdade de Belas Artes de Osaka, no Japão. Depois, foi a mentora da exposição Luso-Nipo-Brasileira, realizada na Faap em 1993. Em 2001, integrou a Bienal de Cuenca, no Equador.

Entre 1985 e 2005, protagonizou dezenas de exposições individuais e participou de outros eventos coletivos em Portugal, Espanha, França, Japão, Taiwan, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, entre outras localidades. Na função de curadora e marchand, leva artistas brasileiros para expor em países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

SOBRE AS ARTISTAS

Lu Mourelle

A identidade artística de Lu Mourelle começou a ser moldada quando criança, época em que sua família morou na Europa em função do trabalho de seu pai, engenheiro de uma multinacional. No início da adolescência, se mudou para o Rio de Janeiro e, mais tarde, já formada em Publicidade, passou a trabalhar como executiva de grandes grifes internacionais atuantes no mercado brasileiro.

Por causa da carreira, continuou passando temporadas no exterior até decidir, em 2010, abandonar a vida corporativa para transformar seu hobby em profissão. Desde então passa a frequentar escolas de arte na França, como a École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris. Em 2014, é aceita como aluna da artista plástica Anne Marie Rebuttini, em Saint-Remy de Provence. Logo depois, Lu Mourelle é indicada para participar da primeira mostra coletiva da carreira, na Galerie du Pharos. No mesmo ano, em Viena, faz parte do grupo que trabalha com a pintora uruguaia Angelina de la Quintana e expõe outro trabalho no Volkshochschule Urania. De volta ao Brasil, a artista vem marcando presença em exposições coletivas, além de emplacar mostra individuais em projetos como “Madames” e “Blush”. Neste mês de maio, volta à Europa para exposições em Lisboa, Porto e Algarve, em Portugal.

 

Marilene Ropelato

Pós-graduada em História da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e formada em pintura pela Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná, Marilene Ropelato atua há quase 25 anos no mercado das artes plásticas por meio de diferentes vertentes, incluindo a pintura e a escultura.

Seu currículo soma participações em exposições internacionais, como no Carrousel du Louvre em Paris e na Mostra Internacional de Arte de Liechtenstein, onde conquistou o terceiro lugar com a escultura “Corais”.

Marilene Ropelato é bastante requisitada por colecionadores de arte. Suas obras estão presentes em sedes de empresas e residências. A artista tem clientes como Roberto, Paulo e Lily Marinho, Glória Trussardi Severiano Ribeiro, entre outras personalidades. Seus trabalhos também já foram expostos em importantes mostras de decoração, como a Casacor e a Mostra Artefacto.

 

SOBRE O ESPACIO URUGUAY

O Espacio Uruguay São Paulo, é o 1º espaço de Artes e Negócios, dedicado à arte contemporânea, com foco em novos talentos e trabalhos novos!!!

Como incentivador da produção artística atual, o Espacio Uruguay reúne num só local, Executivos dos mais variados segmentos e origens, para suas atividades de negócios, e uma impactante renovação e dinamização no mercado de arte do Brasil.

Dois públicos tão distintos se complementam na ação de conhecer e ser conhecido. Com propostas variadas e ousadas, de Artistas da nova geração, ou novos olhares dos Artistas consagrados, o Espacio Uruguay tornou-se um ponto de encontro da arte contemporânea, aliado as facilidades tecnológicas que proporciona ao público corporativo, que aqui desenvolve suas atividades com todas as facilidades necessárias, disfrutando também de um ambiente acolhedor de bom gosto e indicador de tendências em estilo, design, mobiliário, artes plásticas e cultura em geral.

Visando oferecer um dia a dia mais leve e criativo, acreditamos que transparência e informação democratizam o acesso à arte. O Espacio Uruguay dispõem de todos os elementos sobre a obra que quer apreciar ou ter na sua coleção, na sua casa, na sua vida. Aqui os dois mundos que se fundem, o da Arte e o dos Negócios, convivem em harmonia, ganham em qualidade, e agregam-se valor, mutuamente, também como “Pares”.

 

SERVIÇO

  • Exposição:                   “PARES”
  • Local:                           “Espacio Uruguay São Paulo” – Banco de la República Oriental del Uruguay
  • Visitação:           ​         Até 27 de abril de 2018
  • Dias e Horários:          2ª a 6ª das 14 às 18h
  • Estações de Metrô:     Consolação & Trianon MASP
  • Estacionamento:         Com manobrista (terceirizado CARPARK) – no Edifício
  • Endereço:                    Av. Paulista, 1.776, 9º andar ​ – Edifício Parque Avenida – Elev. 3 e 4 – São Paulo – Brasil
 

Detalhes

Início:
Março 28
Final:
Abril 28

Local

Espacio Uruguay São Paulo
Av. Paulista, 1.776
São Paulo, São Paulo Brazil
+ Google Map

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password