Franciaso Valdés na Adelina Galeria/SP

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Franciaso Valdés na Adelina Galeria/SP

fevereiro 28 - março 31

FRANCISCO VALDÉS INAUGURA A PROGRAMAÇÃO 2018 DE EXPOSIÇÕES DA ADELINA GALERIA

O artista, que esteve na mostra coletiva que inaugurou a Adelina Galeria em 2017, apresenta seu trabalho em exposição individual, que conta com programação paralela incluindo um bate-papo com o artista

Artista chileno que reside em Londres, Francisco Valdés faz sua primeira exposição individual no Brasil a partir de 28 de fevereiro, na Adelina Galeria. A mostra FANTASMA ESCANDINAVO E OUTRAS PINTURAS reúne 12 telas que combinam texturas, superfícies e cores com o intuito de produzir sensações que imagens e figuras nunca alcançarão por conta própria. A exposição tem texto crítico de Mario Gioia.

Para criar suas obras, Francisco Valdés buscou inspiração em questões levantadas por Denis Diderot e Hercules Florence, o que acabam sendo refletidos em trabalhos que mexem com a visão, sugerindo também texturas e ilusões. “Minhas pinturas visam representar sensações óticas determinadas, não apenas pelas condições atmosféricas naturais, como, por exemplo, a luz e a temperatura capturadas por um filme fotográfico, e representam sensações produzidas pelo efeito encantador da realidade. Como flashes fotográficos ou luzes artificiais que obstruem nossa visão e provocam um confronto visual que impede o olhar, o dissipa e, ao mesmo tempo, o mantém distante”, explica.

Os quadros que fazem parte de FANTASMA ESCANDINAVO E OUTRAS PINTURAS foram produzidos especialmente para a mostra e combinam texturas, superfícies e cores para produzir sensações que imagens e figuras nunca alcançarão por conta própria. “A estratégia tem sido desacoplar a técnica com a qual eles foram feitos e sua figuração; isto é, primeiro, eles negam a presença – o toque – ou vínculo com um autor e, em vez disso, favorecem o comportamento de uma quantidade abundante de tinta delimitada apenas por uma representação fraca. E, em segundo lugar, exaltam a abstração através da amplificação sensual de imagens que tentam com esforço não ser encontrado ou representado visualmente”, comenta o artista.

O crítico Mario Gioia explica um pouco mais sobre o trabalho de Valdés e suas influências: “Valdés tem se notabilizado pela produção pictórica entendida num campo ampliado, em que a pintura parte do âmbito bidimensional, no qual o óleo, em especial, é disposto em telas dentro de salas e instituições do tipo cubo branco. Assim, há fortes elos de continuidade do cânone da linguagem dentro da história da arte, assinados por um artista em situação de movimento – ele é chileno, mas vive em Londres desde os anos 90 e teve estudos decisivos na Holanda. Contudo, Valdés percorre experimentações que podemos avaliar como pintura expandida, na qual outros meios – desenho, tridimensional, fotografia, cinema e performance, entre outros – se amalgamam e, travestidos de novos significados, discutem e renovam atributos típicos do suporte originalmente investigado.

SOBRE O ARTISTA

Francisco Valdés (Santiago do Chile, 1968) obteve o título de MFA (1999) pela Goldsmiths College, University of London, em Londres, Reino Unido e foi pesquisador na Jan van Eyck Akademie, Maastricht, Holanda (2003-05). Atualmente vive e trabalha em Londres. Desde 1990, realizou mais de 20 exposições individuais, entre as mais recentes destacam-se: ‘Tempera’ na Galeria Gabriela Mistral em Santiago, Chile, (2014); ‘ºOpen Guild House’ em Londres, Reino Unido, (2013); ‘Forecast’, Elaine Lévy Project, em Bruxelas, Bélgica, (2012); ‘New Works’ com William Horner. AHF, Londres, Reino Unido, (2012); Gyonggi Creation Center em colaboração com Gyonggi Museum of Modern Art. Seongam Island, Coreia, (2010); ‘From Europe to Asia and back, again. Living in a suitcase.’ com curadoria de Jérôme Sans, Lukas Feichtner Galerie, Viena, Austria, (2009).

Com um trabalho que explora o intercâmbio entre dimensões e meios de reprodução, Francisco Valdés se apropria de imagens tiradas do eBay, livros antigos, YouTube e outros e a mistura com outras técnicas, em quadros de grande escala.

SOBRE A ADELINA GALERIA

A Adelina Galeria, inaugurada em abril de 2017, nasceu como um espaço para comercializar, produzir, conviver, pesquisar e falar sobre arte contemporânea, buscando ampliar seus diálogos, suas possibilidades e seus públicos. Para isso, muitas são as relações com as quais a galeria se compromete a ativar, cultivar e transformar.

Como recorte, a Adelina Galeria representa e trabalha com artistas vinculados à América Latina. Além de propor uma relação mais próxima com os artistas, a galeria busca firmar parcerias de diversos perfis no bairro, reforçando o conceito de território que baseou a sua criação. O espaço, idealizado por Fabio Luchetti e dirigido por ele e sua equipe, está localizado em Perdizes.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO

FANTASMA ESCANDINAVO E OUTRAS PINTURAS
Período: de 28 de fevereiro a 31 de março.
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e, aos sábados, das 10h às 17h.
Entrada: gratuita.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

BATE-PAPO COM ARTISTA
Conversa na Adelina: Francisco Valdés e Mario Gioia
Data: 01/03 (quinta-feira), às 19h30.
Local: Adelina Galeria (Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes)

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail: oi@adelinagaleria.com.br

OFICINA
Oficina de Colagem para Crianças a partir da obra de Francisco Valdés
Data: 17/03 (sábado), às 15h.
Local: Instituto Adelina (Rua Cardoso de Almeida, 1372, Perdizes)

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Inscrições pelo e-mail: oi@adelinagaleria.com.br

VISITAS EDUCATIVAS
Além de mediações ao público espontâneo, a Adelina Galeria oferece visitas guiadas às suas exposições para grupos mediante agendamento. As visitas são gratuitas e podem ser realizadas para grupos de até 15 pessoas, com duração média de 1h.

Agendamento de grupos
Para agendar uma visita em grupo, basta enviar um e-mail para oi@adelinagaleria.com.br com data e horário da visita, número de pessoas e nome do responsável pelo grupo.

A visitação em grupos é gratuita, mediante agendamento, no horário de funcionamento da galeria.

Detalhes

Início:
fevereiro 28
Final:
março 31

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password