Fundação de Arte de Ouro Preto recebe a exposição “Pinturas”, de Fani Bracher

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Fundação de Arte de Ouro Preto recebe a exposição “Pinturas”, de Fani Bracher

junho 12 - julho 1

FAOP recebe a exposição “Pinturas”, de Fani Bracher

 

A Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, recebe a partir de terça-feira (12/06) a exposição “Pinturas: Fani Bracher”, fazendo uma retrospectiva da carreira da artista mineira.  A abertura da mostra será às 19h. Com diversas exposições em cidades do Brasil e do mundo, Fani apresenta 29 trabalhos que utilizam a técnica de óleo sobre tela ocupando duas salas da galeria. A entrada é gratuita.

Foram selecionadas obras representativas das diversas fases da carreira da artista. A curadoria foi realizada pela equipe da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, composta por Ana Célia Teixeira, Rachel Falcão e Sandra Fosque.

“Elas [curadoras] escolheram alguns quadros de pedras, mineração, escadas, ossos, árvores… Acho que a leitura delas é uma síntese do que eu fiz, da meu percurso”, destacou a artista, que este ano completa 44 anos de carreira.

Os trabalhos revelam uma trajetória complexa e diversificada. O panorama de sua obra revela uma artista em constante busca e descoberta de si mesma por meio de sensações intensas.

Seus tons podem variar, mas revelam uma preferência pelos escuros. O “cinza obstinado”, que a artista nomeia, predomina nos quadros, mas divide espaço com as cores terrosas e pastéis.

Fani Bracher

Nascida na Fazenda Experimental em Coronel Pacheco, próxima à cidade de Juiz de Fora, se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora | UFJF. Após se casar com o artista Carlos Bracher, em 1968, o casal passou um tempo na Europa, realizando visitas a diversos museus com o intuito de aprofundarem seus conhecimentos.

Enquanto morava em Portugal, passou a conviver com o artista português Almada Negreiros, responsável por inspirar o início de sua carreira. A temporada em Paris, por sua vez, serviu para que a pintura se fizesse mais presente na vida de Fani, permitindo uma imersão em cursos e museus.

Entre as suas influências estão Piero della Francesca, Magritte, Giorgio de Chirico e Georgia O’Keeffe, entre outros. Expôs pela primeira vez em 1974, em uma coletiva, e, três anos depois, Fani Bracher realizou sua primeira exposição individual.

Galeria de Arte Nello Nuno

Localizada no centro histórico de Ouro Preto, a Galeria de Arte Nello Nuno está instalada no prédio onde a Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA iniciou suas atividades. Na época, artistas como Nello Nuno e Annamélia Lopes ministravam cursos de pintura e desenho. Atualmente, a Galeria organiza exposições via edital anual para a ocupação do espaço.

FAOP 50 anos

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP nasceu em 1968 da união dos esforços do poeta Vinícius de Moraes, da atriz Domitila do Amaral, do escritor Murilo Rubião e do historiador Afonso Ávila como um espaço para produzir e estudar arte, semeando um novo olhar em tempos árduos. Na FAOP nasceu o primeiro curso para formação de conservadores e restauradores do Brasil. Em 2018, a instituição celebra 50 anos de valorização, incentivo e preservação do patrimônio artístico de Minas.

A FAOP atua por meio de políticas públicas, parcerias sociais, comunitárias e educativas, realizando ações de conservação, restauração, fazeres tradicionais e da arte contemporânea em seus mais diversificados suportes e linguagens.

Serviço:

Pinturas: Fani Bracher

Abertura: 12 de junho, às 19h.

Visitação: 12 de junho a 1º de julho

Horário: Segunda a sexta-feira de 9h às 18 | sábado e domingo 13h às 18h

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 185, bairro Rosário | Ouro Preto (MG)

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre

Informações: (31) 3552-2480 | assessoriadecomunicacao@faop.mg.gov.br

 

Detalhes

Início:
junho 12
Final:
julho 1

Local

Fundação de Arte de Ouro Preto
Rua Getúlio Vargas, 185
Ouro Preto, Minas Gerais Brasil
+ Google Map

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password