Invenção do Eu na Vila Maria Zélia

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Invenção do Eu na Vila Maria Zélia

agosto 22 - setembro 12

Invenção do Eu é apresentada na Vila Maria Zélia na mostra com experimentos cênicos do Grupo XIX de Teatro

 

Grupo XIX de Teatro segue apresentando a abertura de processos do Núcleo de Pesquisas 2017 – resultado das oficinas ministradas pelos integrantes do grupo entre fevereiro e julho de 2017.

 

A próxima peça a ser apresentada é Invenção Do Eu, com direção de Rodolfo Amorim. As apresentações acontecem de 22 de agosto a 12 de setembro, com sessões às terças-feiras, em dois horários, às 15h e às 16h, na Vila Maria Zélia.  Ingressos gratuitos.

 

A proposta deste núcleo foi a investigação em torno da ideia de um “eu” e de que como este pode ser revelado e/ou inventado a partir de nossas memórias. Por meio de questionários, observações, imersões, breves narrativas, entre outras experimentações, o grupo buscou desnudar-se e abrir-se para o contato com o outro, como um caminho para revelar-se a si mesmo.

 

O grupo formulou algumas estratégias para criar dispositivos cênicos que anseiam por fazer com que o público vivencie algumas dessas experiências e atue neste rito de descobrir e inventar quem é ou o que é este “eu” que nos define.

 

Desde 2005, o Grupo XIX de Teatro desenvolve projeto de oficinas gratuitas de longa duração que tem como objetivo o intercâmbio entre artistas de diversas formações, assim como estudantes de artes, e interessados em vivenciar uma experiência artística.

 

Os núcleos são coletivos formados a partir de seleções – que já chegaram a atingir o número de 600 inscritos-, que ao longo do ano e sob a orientação dos artistas do Grupo XIX de Teatro, desenvolvem pesquisas nas áreas de atuação, direção, dramaturgia, corpo e direção de arte. No total mais de mil artistas já participaram destas atividades e delas surgiram novos coletivos teatrais.

 

Ficha técnica:

Direção: Rodolfo Amorim. Participantes: Alberto Magno, Bruno Rocha, Camila Spinola, Érica Arnaldo, Fernanda Möller, Iago Índio do Brasil, Jean Le Guévellou, Julia Diniz, Kaline Barboza, Leo Braz, Manuel Fabrício, Marcella Piccin, Paula Medeiros, Paulo Maeda e Rafael Theophilo.

 

Serviço:

INVENÇÃO DO EU – De 22 de agosto a 12 de setembro – Terças-feiras às 15h e 16h. Grátis. Duração: 60 minutos. Classificação etária: 14 anos. Capacidade reduzida. Imprescindível a reserva antecipada de ingressos pelo – www.facebook.com/grupoxixdeteatro

 

Vila Maria Zélia – Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém. Telefone – (11) 2081-4647. Acesso para deficientes físicos. Informações, de terça a sexta-feira das 14 às 18h ou pelo e-mail faleconosco@grupoxix.com.brEstacionamento: gratuito.

 

SOBRE O GRUPO XIX DE TEATRO

Desde 2001 o Grupo XIX de Teatro desenvolve pesquisa autoral que deu origem aos espetáculos HysteriaHygieneArrufosMarcha Para Zenturo (em parceria com o Grupo Espanca), Nada Aconteceu, Tudo Acontece e Tudo Está AcontecendoEstrada do Sul (em parceria com o Teatro Dell’Argine) e Teorema 21. A exploração de espaços não-convencionais, a criação colaborativa e a relação direta com o público nas encenações são elementos constitutivos dessa trajetória. Todos os espetáculos seguem em repertório até hoje tendo sido apresentados em quase uma centena de cidades pelo Brasil e cinco países do mundo com as encenações realizadas em inglês, italiano e francês.

 

A partir de 2004, o grupo realiza uma residência artística na Vila Maria Zélia na Zona Leste de São Paulo. A “Vila” é hoje um espaço de pesquisa, difusão e formação que abriga projetos como os Núcleos de Pesquisa que acolhem anualmente cerca de cem artistas, além de diversos espetáculos e oficinas. Com esta ação contínua o grupo tem conseguido criar uma relação com o público da cidade de São Paulo que vai além de suas próprias peças e transborda o meio teatral fazendo parcerias com as áreas do cinema, das artes plásticas, dança, fotografia, arquitetura e história.

 

Este trabalho só é possível graças aos subsídios públicos com os quais o grupo vem contando de forma intermitente em sua trajetória. Em 2017, o grupo conta com o apoio da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo para o projeto A Estufa e Cidade.

 

Detalhes

Início:
agosto 22
Final:
setembro 12
Evento Tags:
,

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password