Janela de Dramaturgia abre convocatória no CCBB-BH

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Janela de Dramaturgia abre convocatória no CCBB-BH

junho 19 @ 8:00 AM - julho 20 @ 5:00 PM

Janela de Dramaturgia abre convocatória para sua 6ª edição

Criada na capital mineira em 2012, mostra que se consolidou como o principal espaço de difusão, estímulo e discussão de dramaturgia contemporânea na capital mineira acaba de abrir inscrições para a programação de sua 6ª edição. Evento, que será realizado no CCBB-BH ainda conta debates, mesas-redondas, oficinas, produção de críticas e tradução de textos estrangeiros em sua programação.

Desde sua criação, em 2012, o projeto Janela de Dramaturgia tem promovido anualmente em Belo Horizonte uma extensa programação dedicada a fomentar, valorizar, divulgar e incentivar a nova escrita teatral brasileira e a produção de dramaturgia brasileira. Idealizada pelos dramaturgos Sara Pinheiro e Vinícius Souza, a mostra acaba de anunciar a convocatória para a sua 6ª edição. As inscrições para dramaturgos(as) interessados em integrar a programação vão até o dia 30 de junho. Podem ser inscrever escritores de todo o país. A mostra conta com uma programação robusta, que promoverá ao longo de 6 meses encontros para leitura dramatizada das obras selecionadas, além de aproximar o público interessado em artes cênicas e processos de criação dramatúrgica dos autores por meio de debates, bate-papos, mesas redondas e oficinas.

Entre os meses de agosto e dezembro, a edição de 2018 do Janela de Dramaturgia apresentará no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), 10 textos inéditos ao público da capital mineira, recebendo importantes artistas e grupos do cenário teatral belo-horizontino para a leitura das obras. A cada encontro será realizada a leitura de 2 textos: um assinado por um autor mineiro e outro por um dramaturgo de outra região do país, oferecendo assim a oportunidade para que novos nomes do cenário de dramaturgia contemporâneo possam surgir e se consolidar.

A mostra prevê que cada autor pode inscrever somente uma obra que deve ser uma criação autoral de apresentação inédita, ou seja, que jamais foram publicadas, encenadas ou lidas publicamente. Os dramaturgos interessados em participar da 6ª edição devem se inscrever mediante envio de e-mail para o endereço eletrônico oficial do Janela de Dramaturgia (janeladedramaturgia2018@gmail.com).

A mostra já apresentou textos de premiados nomes da dramaturgia nacional contemporânea como Grace Passô, Leonardo Moreira, Silvia Gomez, Eid Ribeiro e Alexandre Dal Farra, além de ter sido responsável pela apresentação de diversos textos que se tornaram espetáculos representativos da jovem geração de teatro belo-horizontina, como “Vaga Carne”, de Grace Passô; “Isso é para a dor”, de Byron O’Neill, montado pela Primeira Campainha e “Elon não acredita na morte” de Diego Hoefel e Ricardo Alves Jr.

A mostra também é um espaço de investigação da escrita teatral e interlocução entre dramaturgos e público, tendo apresentando em suas cinco primeiras edições mais de 50 textos dramatúrgicos inéditos produzidos por mais de 40 diferentes autores, além da produção de aproximadamente 100 textos críticos e a mobilização de mais de 400 profissionais (entre atores, músicos, críticos, pesquisadores, etc.).

 

A 6ª edição da Janela de Dramaturgia é ainda mais especial, uma vez que este ano a mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e apresentada e patrocinada pelo Banco do Brasil. A grande novidade é que a mostra será realizada pela primeira vez, na sede o Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB-BH.

Regulamento da Convocatória

 

  1. O texto deve ser inédito (ainda não publicado, encenado ou lido publicamente);
  2. Gênero, estilo e tema livre;
  3. Cada autora/autor poderá enviar somente uma proposta;
  4. Poderão ser enviadas propostas que ainda estejam sob análise em outras convocatórias e concursos;

 

Critérios de curadoria e participação

 

A curadoria da mostra não é realizada exclusivamente a partir de publicação formal de edital de seleção de textos ou formatos similares e toma-se livre para também convidar dramaturgos para a escrita de novos textos. Sem caráter de seleção, classificação ou premiação, a presente chamada destina-se ao conhecimento dos curadores de novos textos e pesquisas dramatúrgicas no cenário brasileiro contemporâneo. Dentre os critérios considerados pela comissão para a escolha dos textos e autores, estão: diversidade e abrangência (formal, temática e geográfica) e inovação no campo dramatúrgico.

As autoras e autores dos textos selecionados pela comissão para a mostra receberão, até o dia 20 de julho, um e-mail com o convite para participação, já com a data de realização da leitura (definida conforme eixo curatorial).

Cada autora/autor convidado receberá uma ajuda de custo pela participação no projeto no valor de R$2.000,00 (pago mediante apresentação de nota fiscal). O projeto também arcará com despesas relativas à vinda e estadia dos respectivos autores em Belo Horizonte como passagens, transporte local, hospedagem e alimentação. A presença da autora/autor na sessão de leitura do seu texto é condição indispensável para sua participação no projeto.

A mostra promove a leitura do texto, mas não detêm, posteriormente, os direitos sobre ele (para publicação, encenação ou nova leitura dramatizada).

 

Orientações para Inscrições

 

As propostas devem ser enviadas para o e-mail janeladedramaturgia2018@gmail.com sob as seguintes orientações:

 

  1. O assunto do e-mail deve ser: “Convocatória – Título da Obra”;

2.No corpo do e-mail deve constar nome da autora/autor, data de nascimento, endereço, telefone de contato e breve currículo;

  1. A obra deve estar anexada ao e-mail, com o título no nome do arquivo, em formato Word ou .pdf

4.Quaisquer dúvidas devem ser enviadas também para o e-mail janeladedramaturgia2018@gmail.com

 

::Serviço::

 

Convocatória para 6ª edição do Janela de Dramaturgia

Data: Até 30 de junho

Inscrições e informações: janeladedramaturgia2018@gmail.com

Regulamento: conferir orientações acima

Público alvo: dramaturgos, autores e produtores de textos, obras e materiais de dramaturgia e teatro de todo o Brasil

Mais informações nas redes:

Facebook: https://www.facebook.com/Janela-de-Dramaturgia-116068261918671/

Instagram: @janeladedramaturgia

 

Detalhes

Início:
junho 19 @ 8:00 AM
Final:
julho 20 @ 5:00 PM

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password