“Jardim dos sonhos drásticos” na Sala José Cândido de Carvalho/RJ

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Jardim dos sonhos drásticos” na Sala José Cândido de Carvalho/RJ

abril 10 - maio 7

A artista visual Ana Clara Guinle abre a exposição “Jardim dos sonhos drásticos”, com curadoria de Desirée Monjardim, no dia 10 de abril, às 19h, na Sala José Candido de Carvalho.

A mostra conta com cerca de 15 obras, todas pinturas (acrílica sobre tela, madeira e papel), que remetem à pesquisa da artista no que diz respeito ao corpo atrelado à questão da identidade feminina, à autoimagem e relacionado ao índice, da qual a sombra emerge como elemento recorrente.

O público vai poder ver uma série de pinturas figurativas que abordam um universo onírico, surreal e cheio de simbolismo. “Meu jardim é um lugar de meditação, um espaço particular construído por minhas próprias mãos. Lugar de expressão íntima e solitária. Cada pintura é um pedaço desse jardim, onde meus sonhos e experiências estão fundidos drasticamente”, conta a artista.

A sensualidade também se faz presente nos trabalhos, mas de uma maneira sutil: nas mãos, nas flores, nas xícaras. Os jardins de Ana Clara, retratados nas obras, são provenientes dos medos e sonhos da artista, mas que expressam uma verdade e uma certeza absoluta. “Os elementos relacionados à sexualidade perfuram os olhos de quem só vê flores, mãos arrancam pétalas e o sentimento de punição se faz presente atrelado à representação do feminino e conjugado à minha autoimagem”, pontua Ana Clara.

O visitante vai poder entrar no universo de Guinle e fazer uma leitura própria, tirando conclusões, a partir das pinturas da mostra.

Sobre a artista:

Ana Clara Badia Guinle nasceu, em 1991, em Petrópolis, RJ, Brasil. É bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Durante a graduação, a artista participou do Grupo de Pesquisa O Corpo como poética na pintura contemporânea, coordenado pelo Prof. Me. Lícius Bossolan e pela Profa. Dra. Martha Werneck, expondo com o grupo, em 2016, no Centro Cultural Raul Leoni, em Petrópolis, e em 2017, no Centro Cultural dos Correios no Rio de Janeiro.

Em 2014, apresentou sua primeira exposição individual Corpo, nem tão meu, na Galeria Macunaíma, na UFRJ e, em 2015, foi selecionada para a Bienal da EBA, expondo no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, RJ. Sua mostra mais recente foi em La Palme, França, onde expôs as duas primeiras pinturas da série Jardim dos Sonhos Drásticos.

 

SERVIÇO:

Exposição “Jardim dos sonhos drásticos”, de Ana Clara Guinle

Curadoria: Desirée Monjardim

Abertura: 10 de abril, terça-feira, às 19h

Visitação: de 11 de abril a 07 de maio, sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Sala José Cândido de Carvalho

EndereçoRua Presidente Pedreira, 98, Ingá

Detalhes

Início:
abril 10
Final:
maio 7

Local

Sala José Cândido de Carvalho
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password