Joana Traub Csekö na galeria Alinalice/RJ

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Joana Traub Csekö na galeria Alinalice/RJ

Março 10 - Março 31

ALINALICE inaugura seu espaço expositivo em 2018 com uma individual da artista Joana Traub Csekö, que apresenta uma instalação com fotografias, um backlight e um vídeo projetado no exterior da casa. A mostra abre neste sábado, dia 10 de março às 17h.

A instalação Fio de Prumo (2009) possui quatro fotografias apropriadas, todas do acervo familiar da artista. As imagens são conectadas pelo horizonte e pelo elemento água. Um fio percorre as imagens, ligando diferentes tempos/lugares e criando uma narrativa entre as mesmas. Através deste “fio de prumo” as imagens ganham o espaço, saindo de sua bidimensionalidade habitual.

Rio rasgado (2018) é um trabalho que parte de uma imagem postal do início dos anos 1960 em que vemos uma tomada aérea da icônica paisagem da Praia do Flamengo. A artista ganhou esta imagem de uma vendedora de postais antigos da Feira da Praça XV por ela estar rasgada ao meio e discretamente colada com durex, ou seja, um postal sem valor comercial. O detalhe do rasgo cuidadosamente remendado faz do postal um objet trouvé. Joana aproveitou esta curiosa interferência na imagem para transformá-la em um backlight. Uma homenagem elegíaca a esta cidade que carrega tantas ambiguidades, rachaduras, descontinuidades.

Joana Traub Csekö tem na fotografia seu principal meio de trabalho. O fenômeno urbano é uma constante em sua obra e o Rio de Janeiro, onde vive, um fascinante laboratório, repleto de ambivalências. A tensa relação entre natureza e arquitetura, a peculiar (des)organização social dessa cidade são fatores que a tornam tanto única quanto representativa de questões que megalópoles vêm enfrentando no século XXI.

ALINALICE é um espaço com diversas oficinas e grupos de estudos voltados para artes visuais, teatro, música e dança. A casa em Laranjeiras, na rua Alice, abriga ateliês de quatro artistas além de uma sala para exposições e conta ainda com um agradável quintal nos fundos.

CONTATO: Leonardo Ayres (21) 999230125

SERVIÇO

inauguração : 10 de março (sábado),17h às 22h

visitação : 10 à 31 de março de 2018 – quarta à sexta de 15-19h

R. Alice, 1022 – Laranjeiras – Rio de Janeiro

FACEBOOK: https://www.facebook.com/logo.ali.na.alice/ INSTAGRAM: ali.na.alice

 

Detalhes

Início:
Março 10
Final:
Março 31

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password