“Joias Folheadas” no Bom Retiro

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Joias Folheadas” no Bom Retiro

junho 6 @ 8:00 AM - 5:00 PM

Representações sociais são evocações do
projeto “Joias Folheadas” do coletivo Apoena

Depois de passar por Fortaleza, a mostra chega à São Paulo

O coletivo Apoena [formado pelo artista visual Pedro Orlando e pela fotógrafa Karla Brito] apresenta a mostra “Joias Folheadas” até 30 de junho de 2017 na Sala de Leitura do Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, em São Paulo.

A exposição fotográfica mescla artes plásticas, performance e body art, de artistas e personalidades cearenses e já aconteceu no Salão das Ilusões, em Fortaleza (CE), em 2016. Atualmente, o coletivo Apoena é representado pela Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea.

O projeto intitulado “Joias Folheadas”, explora as artes visuais, fazendo recortes históricos, ao mostrar obras que transcendem os objetos de costume. Inspirados na cultura ocidental e oriental, resignifica valores da nossa sociedade atual. Para tanto os artistas convidaram, a maquiadora Aline Veloso e performers cearenses, dentre eles Vando Figueiredo, Diego Salvador, Gabriel Castro Cavalcante, Zé Filho a somar ao processo, o resultado, são as 20 fotografias.

O processo de criação inicia com o artista visual Pedro Orlando que produz os objetos denominados jóias, feitas de variados tipos de papel. A partir deste disparador, a maquiadora Aline Veloso desenvolve, por meio da body art, os corpos que vestirão essas peças. À fotógrafa Karla Brito cabe a captação dessas forças criativas, que são potencializadas através do seu olhar. A cineasta Sara Benvenuto acompanhou todo o processo propondo uma dilatação audiovisual que se dá em entrevistas.

Sobre Pedro Orlando
Artista visual e performer, integrante e fundador do coletivo de performance Transeuntes. Realizou as exposições individuais “Corpo Colagem” (2014) no Mambembe – Comida e Outras Artes, “Assim como as plantas” (2014) na Livraria Nobel e “Germinaras” (2015) na Passagem Literária da Consolação em São Paulo. Criou figurinos para o Coletivo PI para o espetáculo “O retrato mais que óbvio daquilo que não vemos”. Criou os projetos “Joias Folheadas” junto à fotógrafa Karla Brito e o projeto “Botânica do Desejo” com o fotógrafo Rafael Sales. Atualmente, em São Paulo, é representado pela Galeria PontoArt, integra o Núcleo de Performance do CCJ e desenvolve seu projeto de colagens performáticas “Retratos em Pele”. www.pedroorlando.com

Sobre Karla Brito 
Cearense, publicitária, fotografa, atriz e cantora. Aos 29 anos já reúne um extenso currículo que incluem espetáculos teatrais, curtas-metragens, além de trabalhos de dublagem e direção teatral. Há cinco anos se inseriu na carreira de fotografa à busca de novos meios de se expressar artisticamente e encontrou na fotografia de moda um caminho para isso. Karla tem o olhar treinado pelas paisagens do mundo. Colocando no papel ela já passou por 4 continentes, 21 países, mais de 60 cidades e é sob essa perspectiva que a artista desenvolveu o trabalho “Joias Folheadas” juntando sua visão adquirida ao longo da sua trajetória. http://cargocollective.com/karlabrito

SERVIÇO RÅPIDO
“Joias Folheadas” do Coletivo Apoena
obras: 
20 fotografias cor

performance: com Diego Salvador – 17 de junho de 2017 (sábado), 16h30
período: Até 30 de junho de 2017 
(segunda a sexta, 9h às 20h30 e aos sábados, 10h às 18h)
local: OC Oswald de Andrade [sala de leitura]
rua três rios, 363 l bom retiro l 01123-001 l são paulo
tel: 11 3221.4704
quanto: grátis
classificação: livre
website: oficinasculturais.org.br/oswald-de-andrade

Detalhes

Data:
junho 6
Hora:
8:00 AM - 5:00 PM
Evento Tags:
,

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password