Livro Arte africana, de Frank Willett na livraria Martins Fontes

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Livro Arte africana, de Frank Willett na livraria Martins Fontes

setembro 19

 

No dia 19 de setembro (terça-feira), as Edições Sesc São Paulo e a Imprensa Oficial realizam na Livraria Martins Fontes o lançamento do livro Arte africana, do célebre autor inglês Frank Willett, considerado pela crítica especializada mundial autor da melhor introdução geral à arte africana. Direcionado principalmente a artistas, estudantes, pesquisadores e profissionais das ciências humanas, o livro deve cativar leitores também interessados nesse continente composto de povos e culturas tão distintos entre si.

 

Utilizando uma linguagem acessível, Willett desmistifica velhos estereótipos e estimula o leitor a se aprofundar no conhecimento da África por meio de sua produção artística, apresentando uma visão ilustrada por fartas imagens nas áreas da pintura, escultura e arquitetura. Na apresentação intitulada Um abc, uma tabuada ou um catecismo da escultura africana, o historiador e africanista Alberto da Costa e Silva lembra ao leitor brasileiro que a obra nos ajuda a ver melhor, compreender e estimar a arte africana.

 

Sendo tão numerosas, em decorrência da multiplicidade de culturas, as formas que assumem as imagens das divindades e dos ancestrais, assim como as máscaras que garantem a ordem e o equilíbrio do mundo, poderia parecer uma luta perdida armar uma teoria ou compor uma história da escultura africana. Felizmente, Frank Willett não pensava assim e pôs à nossa disposição, neste livro, um grande número de perguntas, hipóteses e exemplos para ajudar nossa imaginação a entender como os artistas africanos tentaram pagar com a beleza por eles criada a beleza do mundo“.

Alberto da Costa e Silva

 

Segundo o autor, Arte africana surgiu a partir de sua insatisfação com os títulos disponíveis quando começou a ministrar aulas sobre o tema, em 1966. Desde o seu lançamento em 1971, o livro vem sendo revisto e aprimorado em sucessivas edições publicadas por editoras do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Catalunha, da Alemanha, da França e da Itália. Agora, pela primeira vez, as Edições Sesc São Paulo e a Imprensa Oficial lançam uma edição em língua portuguesa, a partir da última revisão do autor. A publicação incorpora ainda suas pesquisas mais recentes, assim como novas ilustrações acompanhadas de extensas referências bibliográficas.

 

“Em linhas gerais, o livro trata dos princípios do estudo da arte africana, baseando-se em análises de caso que se tornaram marcos sobre o tema nos últimos trinta anos, e portanto, são tão pertinentes hoje quanto o foram quando de sua primeira publicação. Os estudos pioneiros podem ser antigos, mas permanecem válidos e continuam a embasar outros mais recentes“.

Frank Willett

 

Esse livro coloca à disposição do público brasileiro um estudo específico sobre Arte Africana, já que no contexto brasileiro a maior parte dos estudos sobre a produção artística desses povos se concentra na herança deixada em nosso país, estabelecendo relações entre  etnias daquele continente e a as identidades que compõem o Brasil.

Detalhes

Data:
setembro 19

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password