Mercosul – Música e Movimento no Teatro Folha/SP

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mercosul – Música e Movimento no Teatro Folha/SP

novembro 21

AS PAISAGENS SONORAS DA AMÉRICA DO SUL EM MÚSICA E DANÇA 

Idealizado pelo compositor, guitarrista e violonista Victor Biglione, o espetáculo Mercosul – Música e Movimento, que estreia em 21 de novembro, no Teatro Folha, reúne música e dança, levando a um passeio pelas paisagens sonoras da América do Sul e suas fascinantes manifestações 

Uma celebração à América Latina, partindo do álbum Mercosul, de Victor Biglione, finalista do Grammy Latino 2016, na categoria “Melhor Álbum Instrumental”. O espetáculo Mercosul – Música e Movimento, que estreia no dia 21 de novembro de 2017, no Teatro Folha, conduz a um passeio pela cultura sul-americana e suas fascinantes manifestações artísticas, por meio do encontro do som e da dança, através de coreografias criadas especialmente para as músicas de Victor Biglione. São paisagens sonoras do cone Sul, revelando peculiaridades e explorando formas, figuras e elementos deste rico continente. 

Para conceber as coreografias do espetáculo, Victor Biglione convida as bailarinas Vera Alejandra, com sua  companhia Cuadra Flamenca, e Luciana Mayumi, com a Tangará Cia. de Dança. A partir do encontro destes três artistas, o espetáculo nos encaminha pela América do Sul, de forma inédita, fazendo uma ode a todas as suas nuances. As coreografias de Vera Alejandra e Luciana Mayumi mesclam várias linguagens, principalmente o flamenco e o tango, com abordagem contemporânea. “Mais do que nunca, no atual cenário mundial, é importante nos lembrarmos da riqueza e da força da América do Sul”, diz Vera Alejandra.

O espetáculo Mercosul – Música e Movimento é, portanto, uma “paisagem sonora”, onde toda a mescla que marca este continente é ricamente brindada, na interação entre o virtuoso violão de aço de Victor  Biglione e as sofisticadas coreografias concebidas e interpretadas pelas Cia. Cuadra  Flamenca e Tangará Cia. de Dança. As canções que compõem o 30º álbum da carreira de Victor Biglione trazem um olhar renovado para a música do nosso continente, numa infinidade de referências a seus diversos aspectos sociais, folclóricos e antropológicos, em uma incrível viagem de linguagem cinematográfica, que Victor domina plenamente.

Juntos, Victor Biglione, Vera Alejandra e Luciana Mayumi, propõem uma grande celebração, revelando as raízes, a riqueza e diversidade da América do Sul.

Neste caldeirão de imagens, sons e movimentos, os bailarinos integram as linguagens do tango, do flamenco, do samba, de ritmos sul-americanos e folclóricos, envolvidos na estética da dança contemporânea, e explorados nas músicas do álbum Mercosul.

“Com a globalização, tanto a dança flamenca, como o tango, o samba e os ritmos folclóricos, vão se fusionando numa leitura moderna e atual, incluindo o tema ‘Chico Science​’, em  homenagem ao artista e ao movimento Mangue Beat”, diz Vera Alejandra.

Vera Alejandra concebe coreografias com a linguagem flamenca, numa leitura contemporânea, fazendo uso dos elementos e adereços como a bata de cola, o abanico, o mantón e as castanholas, enriquecendo a cena com tudo o que o flamenco tem de  mais belo e característico, buscando valorizar toda a sutileza e força que as composições de Victor Biglione carregam. Sob orientação da coreógrafa Luciana Mayumi, a Tangará Cia de Dança desenvolve as imagens e sensações dos temas do álbum Mercosul, inspirando-se nas paisagens sonoras de cada lugar, trabalhando com linguagens tão características como o samba e o tango, em um entendimento moderno e ousado, sem perder as raízes.

Juntas, as duas companhias de dança conseguem expressar e interpretar o melhor da música deste grande instrumentista, valorizando sua riqueza por meio da variedade e da força do movimento, do corpo e da dança. Numa sofisticada combinação, o espetáculo alcança momentos de rara beleza, com referências sonoras e espaciais, propondo uma fusão perfeita entre corpo e música. Enaltecendo a música de Mercosul, o espetáculo, que leva o mesmo nome do álbum, alcança momentos de ápice, como quando Victor Biglione, com seu violão de aço, interage com todos os bailarinos e, juntos, brindam o público com momentos únicos de grande beleza e sintonia.

Mercosul – Música e Movimento
Data: 21 de novembro​
Horário: 21h
Local: Teatro Folha| Shopping Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618, Consolação, São Paulo

Detalhes

Data:
novembro 21
Evento Tags:

Local

Teatro Folha
Av. Higienópolis, 618
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password