Mostra de cinema espanhol no MIS

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Mostra de cinema espanhol no MIS

setembro 16 - setembro 17

O MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – recebe nos dias 16 e 17 de setembro a Mostra Cinema Atual Espanhol 2017. O evento, que é realizado pela Embaixada da Espanha e pelo Instituto Cervantes, exibe filmes como Truman (2015) que tem no elenco Ricardo Darín e Javier Cámara, e Noite de verão em Barcelona (2013). Os longas serão exibidos em versões originais e a ideia é demonstrar a diversidade cultural e linguística da Espanha e suas diferentes Comunidades Autônomas.

 

Confira a programação completa e a sinopse dos filmes:

16.09 – Sábado

16h
Nem tudo é vigília
/No todo es vigilia (Dir. Hermes Paralluelo, 2015, Documentário, 98 min, Classificação livre). Versão original em espanhol, legendado em português.

Antonio e Felisa vivem juntos em um pequeno povoado há mais de 60 anos. Suas forças começam a fraquejar e o seu estado de saúde, cada vez mais frágil, os impedem de cuidarem um do outro. Como uma ameaça, aparece no horizonte a possibilidade de terem que abandonar a sua casa e ir para um lar para idosos. O filme retrata o carinho na velhice, as noites em claro por medo da solidão, a morte e a separação do ser amado, o medo de ambos em deixar a sua vida em mãos alheias e perder a sua independência.

Prêmios: Festival de San Sebastian: Seleção oficial/Novos realizadores (2014), Festival de Mar del Plata: seleção oficial longa metragens (2014), Prêmios Fénix: nominado melhor documentário e fotografia documental (2015).

18h
Noite de verão em Barcelona/
Barcelona, Nit d’Estiu (Dir. Dani de la Orden, 2013, 96 min, Romance/Comédia/Drama, Classificação 14 anos) Versão original em catalão e espanhol  legendado em português. Elenco: Jan Cornet, Francesc Colomer, Joan Dausà, Laura de la Isla, Miki Esparbé


Seis histórias de amor entrecruzadas que acontecem durante a noite do dia 18 de agosto de 2013 quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona oferecendo um espetáculo único que não se repetirá por séculos. Por um lado, Joan organizou um jantar em sua casa com a desculpa de ver o cometa e convidou seus amigos, entre eles Judit, por quem sempre esteve apaixonado. Por outro lado, Guillem se apaixonou pela primeira vez por Sara, que está certa de que esta noite será o fim do mundo. Do outro lado da cidade, Roser está saindo com Ricard há um ano, mas hoje se encontrará com o seu ex, Albert. Paralelamente, Laura e Carles estão próximos de saber que serão pais. Enquanto isso, Oriol e Adrián colocarão a sua amizade à prova depois de conhecer a mulher de seus sonhos, Catherine. Finalmente, Marc e Jordi, companheiros de futebol terão que repensar sua relação secreta.

Prêmios: Prêmios Feroz: indicado ao melhor cartaz (2013) e  Prêmios Gaudí: melhor música original (três indicações).

20h
A minha grande noite
/Mi gran noche (Dir. Álex de la Iglesia, 2015, Comédia, 93 min. Classificação: 18 anos) Versão original em espanhol, legendado em português. Elenco: Raphael, Mario Casas, Pepón Nieto, Blanca Suárez, Santiago Segura.

José está desempregado e é enviado para trabalhar pela ETT como figurante em uma gravação de um programa especial de ano novo em pleno agosto. Centenas de pessoas, assim como ele, passam enclausuradas uma semana e meia, dia e noite, enquanto fingem rir, festejando estupidamente a falsa chegada do novo ano. Alphonso, a estrela da música é capaz de tudo para certificar-se de que sua atuação terá o máximo alcance. Adanne, seu adversário, jovem cantor latino, é assediado pelos fãs que têm o objetivo de chantageá-lo. O que ninguém espera é que a vida de Alphonso esteja em perigo. Existe espaço para o amor no meio desse caos?

Prêmios: Prêmios Feroz 2016 – Melhor ator secundário (Mario Casas), Prêmios ASECAN do Cinema Andaluz 2016 – Melhor maquiagem; Latin Beat Film Festival 2015/Tóquio/Japão) – Melhor diretor e melhor ator (Raphael).

17.09 – Domingo

18h
Truman
/Truman (Dir. Cesc Gay, Espanha/Argentina, 2015, Comédia/Drama, 103 min., Classificação 14 anos). Versão original em espanhol legendado ao português. Elenco: Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi, Eduard Fernández.

Julián, um ator cinquentão, fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa fazer o mesmo em relação à sua morte. Enquanto Julián organiza o seu próprio final, Tomás, seu melhor amigo chega do Canadá de surpresa. Durante quatro intensos dias os dois amigos vivem situações peculiares, inesperadas e cômicas entre idas e vindas pela cidade. Julián não se apresentará no teatro no qual atua. Frente à perplexidade de um vendedor escolherá o caixão mais arrojado. Organizarão uma festa de despedida e improvisarão uma viagem de um dia para Amsterdã para ver, pelar última vez, o seu filho Nico. Tudo isso enquanto solucionam a principal preocupação de Julián: encontrar um novo lar para Truman, seu cachorro.

Prêmios: 30 prêmios Goya 2016 (5) – Melhor filme, diretor, roteiro original, ator principal (Ricardo Darín) e ator coadjuvante (Javier Cámara);  Festival de San Sebastian 2015 – A Concha de Prata ex aqueo (Ricardo Darín y Javier Cámara) e Prêmio Feroz Zinemaldia.

20h
Felizes 140
/Felices 140 (Dir. Gracia Querejeta, 2014, comédia dramática, 98 min, Classificação 12 anos) Elenco. Maribel Verdú, Antonio de la Torre, Eduard Fernández, Nora Navas, Marian Álvarez, Alex O’Dogherty, Paula Cancio, Marcos Ruíz, Ginés García Millán.

Elia faz 40 anos e, para celebrar, reúne amigos e familiares em uma casa luxuosa de uma zona rural. Tem algo muito importante para dizer-lhes: que é ganhadora do prêmio de 140 milhões que a loteria europeia Euromillón sorteou. A partir deste momento, o ambiente começa a ficar estranho e o que a principio parecia alegria compartilhada começa a se transformar em uma série de armações para tentar ficar com o dinheiro da sortuda.

Prêmios: 33º Miami International Film Festival 2016 (EUA); Knight Competition; 19º Festival Internacional do Cinema de Punta del Este 2016 (Uruguai) /Seção Competência Internacional.

 

Serviço

MOSTRA CINEMA ATUAL ESPANHOL
Dias 
16 e 17.09 de 2017
Horário 16h às 20h
Local Auditório LABMIS (64 lugares)
Classificação indicativa por filme
Ingresso Gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS)

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18
Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

 

Detalhes

Início:
setembro 16
Final:
setembro 17

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password