Nas pegadas de Gandhi no SESC Vila Mariana/SP

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Nas pegadas de Gandhi no SESC Vila Mariana/SP

outubro 3 @ 8:00 AM - 5:00 PM

Palas Athena anuncia a 36ª Semana Gandhi

Com o tema “Nas pegadas de Gandhi – Porque ainda inspira e surpreende”,

a atividade trará palestras e expressões artísticas no teatro do Sesc Vila Mariana

São Paulo, 2017 – No dia 10 de outubro, às 19h no teatro do Sesc Vila Mariana acontece a 36ª Semana Gandhi. Este evento é uma correalização da Associação Palas Athena e o Sesc, em parceria com o Consulado Geral da Índia e o Centro Cultural da Índia em São Paulo e com a cooperação da Unesco.

Mahatma Gandhi (1869-1948) foi um gênio político e um educador social que fez da não violência o instrumento revolucionário mais eficiente do século XX, inspirando líderes como Martin Luther King e Nelson Mandela.  O tema nos convida a refletir sobre o processo criativo, reflexão e ação e como a vida de Gandhi reverbera nos dias atuais.

O encontro será aberto pelo músico Fábio Kidesh, seguido da fala do Sr. Anil Kumar Chaudhary, representante do Consulado da Índia em São Paulo e da mesa temática: Nas pegadas de Gandhi – Porque ainda inspira e surpreende, com o fotógrafo Érico Hiller, o ator João Signorelli e o cineasta Leonardo Brant. O encerramento ficará a cargo da companhia de teatro Art Company.

Mesa temática

 Os convidados para a mesa temática são artistas que em algum momento da trajetória tiveram suas vidas tocadas pela singularidade do Mahatma.

O fotógrafo Érico Hiller já viajou por todos os continentes em busca de histórias com temática humanitária e ambiental. Sua trajetória resultou em projetos como Emergentes (2008), Ameaçados (2011), Tênue Linha (2013) e “A Jornada do Rinoceronte” (2007-2016), fruto de nove anos de dedicação, fotografando em sete países entre Ásia e África. Seu próximo projeto será percorrer a pé o caminho feito por Gandhi em 1930, conhecido como a Marcha do Sal, desde seu Ashram até a praia de Dandi, na Índia, sobre o qual discorrerá no evento. “É um projeto muito mais pessoal do que profissional, no qual vou tentar fazer uma alusão sobre como lidar com a busca da verdade, já que sou um fotógrafo documental”. Ele ilustrará sua fala com histórias que colecionou durante seu trabalho sobre os rinocerontes, e como isso o afetou e inspirou para a próxima jornada, que começa em 20 de outubro e durará aproximadamente um mês.

Já o ator João Signorelli, conhecido do grande público pela atuação em diversas obras no teatro, cinema e televisão, vive há 14 anos o personagem Mahatma Gandhi em uma peça de teatro que já percorreu o Brasil, Índia e, mais recentemente, Moçambique.  Ele pretende contar o que aprendeu nesta década e meia encarnando o líder indiano no monólogo Gandhi, um líder servidor e ética inspiradora, mais recentemente nos dois países em que se apresentou neste ano. “Os ensinamentos de Gandhi permanecem muito atuais, mas infelizmente não aprendemos nada”, afirma.

O cineasta e pesquisador cultural Leonardo Brant, por sua vez, vai relatar como, há dez anos, sua vida se transformou a partir de seu contato com a vida e a história de Mahatma Gandhi. ‘Estava em um momento de auge profissional, mas em uma profunda crise existencial, quando comecei a trazer seus ensinamentos e experiências para minha vida – a partir disso, mudei tudo, em relação ao trabalho, aos relacionamentos, à alimentação, à espiritualidade”, conta Leonardo. Em sua apresentação no Sesc  Vila Mariana, ele anunciará seu novo projeto: Gandhi & Eu, uma viagem para a África do Sul, país fundamental para a formação do líder indiano, “onde ele experimentou os primeiros atos de discriminação e iniciou sua luta pela verdade, ética e paz, muito antes de protagonizar a independência da Índia”, revela.  Assim como Érico Hiller, Leonardo Brant fará uma viagem exterior, mas também interior, da mesma forma que João Signorelli fez neste ano – os três inspirados pela vida e legado de Gandhi, que se mantém absolutamente atual e necessário no século XXI.

Fala de abertura Anil Kumar Chaudhary juntou-se ao Ministério das Relações Exteriores, Governo da Índia, em 1984 e foi nomeado a ocupar seu posto no Consulado Geral da Índia em São Paulo em agosto de 2016. Pós-graduado em economia pela universidade de Lucknow, cumpriu diversas funções nas Embaixadas indianas em Dhaka (Bangladesh) Bangkok (Tailândia); Dar es Salaam (Tanzânia); Chicago (EUA): Helsinki (Finlândia); Juba (Sudão do Sul). Representou a missão Indiana no ESCAP (UN Economic and Social Commission for Asia and Pacific) durante sua estada em Bangkok.

 Apresentações artísticas

 

Fábio Kidesh tem formação tradicional clássica, apresenta recitais com música tradicional (ragas) do norte da Índia (hindustani), é discípulo de Indrajit Banerjee, dedica seus estudos à música clássica indiana desde 2012. Indrajit vem de uma escola de mestres que estudaram na mesma escola que Ravi Shankar estudou. O repertório são os Ragas, peças milenares que vêm sendo repassadas de mestre a aluno.

 

Art Company fundada em 2008 pelas artistas e roteirista Karin Dormien Mellone e Viviane Victtorin, a companhia de teatro tem viajado pelo Brasil com peças infantis inspiradas nas obras de Tatiana Belinky. Ambas são responsáveis pelo roteiro e direção da Ópera Lua Alegria sobre Luiz Gonzaga e, devido ao seu sucesso foi Especial de Ano da Rede Globo Nordeste. Elaboraram a pocket peça Caminhada do Sal para a Semana Gandhi, que será apresentada junto ao coro Pina Brasil.

Sobre a Associação Palas Athena

Nas suas quatro décadas de atividade permanente como organização da sociedade civil sem fins lucrativos, a Palas Athena presenciou e tornou-se palco de grandes transformações culturais, educacionais e sociais no Brasil, motivadas por sua vocação de contribuir para aprimorar a convivência humana por meio de ações educativas que visam consolidar redes de participação cidadã, nas quais tradição, inovação e transformação articulam-se para desenvolver o potencial criativo, inclusivo e solidário da sociedade brasileira.

 

36ª Semana Gandhi

Data: terça-feira, 10 de outubro de 2017

Horário: 19 horas

Local: Sesc Vila Mariana

Endereço: Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo (SP)

Mais informações: (11) 3050-6188

Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc no dia do evento, a partir das 14 horas.

Limite de 2 ingressos por pessoa.

Detalhes

Data:
outubro 3
Hora:
8:00 AM - 5:00 PM

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password