O caso Flávio – O Cruzeiro versus Life no IMS/RJ

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

O caso Flávio – O Cruzeiro versus Life no IMS/RJ

fevereiro 20 - março 20

Abertura da exposição O caso Flávio – O Cruzeiro versus Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York
20/2, às 19h30

A partir do dia 20 de fevereiro, o IMS Rio apresenta a exposição O caso Flávio – O Cruzeiro versus Life: Gordon Parks no Rio de Janeiro e Henri Ballot em Nova York, que conta a história do embate editorial entre a publicação americana e a revista brasileira no início dos anos 1960. O acontecimento ajuda a refletir sobre questões ainda atuais, como objetividade, informação e manipulação ideológica. A exposição reúne 15 fotografias do americano Gordon Parks feitas na favela da Catacumba, e outras 15 do franco-brasileiro Henri Ballot registradas numa área degradada da metrópole americana, em resposta imediata à reportagem estrangeira que expôs ao mundo a pobreza encravada numa área nobre da cidade maravilhosa.
A mostra tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS; de Amanda Maddox, do J. Paul Getty Museum (Los Angeles); e de Paul Roth, do Ryerson Image Centre (Toronto, Canadá), instituições coorganizadoras da exposição, em conjunto com a Gordon Parks Foundation (Nova York).
Por ocasião da abertura, às 19h30, acontece uma palestra com os curadores e com o pesquisador Joaquim Marçal. O evento acontece na sala José Carlos Avellar, é gratuito e sujeito à lotação da sala.

Detalhes

Início:
fevereiro 20
Final:
março 20

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password