Paulo Vainer na Galeria Mario Cohen

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Paulo Vainer na Galeria Mario Cohen

junho 8 - agosto 4

Com fotos em formatos dípticos, a mostra revela diferentes momentos da história do fotógrafo, em seus últimos 40 anos de carreira e sua relação com a imagem

Dia 08 de junho, a Galeria Mario Cohen recebe a mostra “Dual” de Paulo Vainer, um dos fotógrafos mais relevantes no meio da moda e da publicidade atualmente no país. A exposição reúne 15 imagens que, em sua maioria, surgem em dípticos, ou seja, impressas em dupla no mesmo suporte, propondo pontos de contato formais e poéticos entre os tempos e espaços distintos e, em outras, provocando um choque, uma espécie de colisão que tensiona ambas as imagens gerando uma terceira.

A ideia desta mostra surgiu quando Vainer propôs ao curador Eder Chiodetto, uma visita ao seu acervo fotográfico produzido nos últimos 40 anos. Chiodetto passou três meses estudando todas as imagens do fotógrafo, até traçar os pontos de intersecção entre as fotos de contexto profissional com as pessoais, que foram tiradas ao longo de sua carreira em momentos espontâneos ou em viagens com amigos e família. A partir disso, surgiu este projeto expositivo de caráter experimental, que expande a margem de interpretação simbólica das imagens, quando cada uma encontra-se com seu respectivo par. As junções propõem uma narrativa em suspensão, que provocam o espectador a gerar diversas interpretações. Ao trazer a exposição Dual para a Galeria, Mario Cohen reafirma, com senso estético apurado e atual, o seu papel de incentivador da arte fotográfica capaz de revelar fotógrafos de diversas áreas.

Sobre Paulo Vainer

O fotógrafo e diretor de filmes publicitários é reconhecido como profissional multimídia. Trabalhou em NY nos estúdios de Steve Bronstein e Andreas Heiniger e, no Brasil, na Editora Abril. Em 1990 abriu seu próprio estúdio, tornando-se um dos principais fotógrafos de moda e publicidade do Brasil. Em 1991, como diretor de fotografia, atuou ao lado de alguns dos mais importantes nomes do cinema nacional, como Ricardo Van Steen, Walter Salles, Andrucha Wadingtton e Fernando Meirelles. Seu primeiro longa é de 2004, Noel, o Poeta da Vila, indicado para o Prêmio ABC, e 4 anos depois, Eu e meu guarda-chuva, pela Conspiração Filmes. Especializou-se em beleza, moda, carros, fazendo trabalhos para marcas como o Itaú, Volkswagen, Nike, Nestlé e Renault, L´oreal, entre outras.

Sobre Eder Chiodetto

Eder Chiodetto é curador especializado em fotografia, com mais de 70 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior.

Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente e autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre vários outros. Nos últimos anos tem realizado a organização e edição de livros de importantes fotógrafos como Luiz Braga, German Lorca, Criatiano Mascaro, Araquém Alcântara e Ana Nitzan, entre outros. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.

Chiodetto atua também como consultor de importantes prêmios internacionais tais como Prix Pictet, Paul Huf Award, Talent FOAM, Lens Culture, Joop Swart Master Class World Press Photo e Photoville/Fence.

Desde 2011 Chiodetto coordena o Ateliê Fotô, espaço de encontro dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia, orientando o trabalho de mais de 60 fotógrafos por semana.

SERVIÇO:

Exposição: Dual – Paulo Vainer

Período: de 08/06 até 04/08

Inauguração para convidados: 07/06

Local: Galeria Mario Cohen

Rua Joaquim Antunes, 177, conjunto 12 – Jardim Paulistano – Telefone (11) 3062-2084

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta, das 11h às 19h;

Sábados, das 11h às 15h

Dom e feriados fechado.

Entrada Gratuita

SOBRE GALERIA MARIO COHEN

Aberta por Mario Cohen no edifício Chopin, no Rio, em 2002, a galeria consagrou-se como a primeira Fine Art Photography Gallery da América Latina ciente da importância de um espaço para documentação e valorização da fotografia brasileira, além de revelar novos talentos e intermediar a relação entre o artista e o mercado. Em agosto de 2015 ela instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, proprietário da galeria e responsável pelas exposições e seu acervo, fez parte por mais de uma década da curadoria da coleção de fotografias Pirelli/Masp, que está entre as mais respeitadas do país. Em sua vida profissional, dedicou-se à valorização de grandes marcas por meio da arte e da cultura, sendo responsável – entre outros projetos – pela criação do Museu da Língua Portuguesa e também do Auditório Ibirapuera e sua escola de música.

 

Detalhes

Início:
junho 8
Final:
agosto 4

Local

Galeria Mario Cohen
Rua Joaquim Antunes, 177
São Paulo, São Paulo
+ Google Map
Telefone:
(11) 3062-2084

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password