projeto ARRANQUE com Edith Derdyk em Itú

Carregando Eventos

« Todos Eventos

projeto ARRANQUE com Edith Derdyk em Itú

Abril 14 - julho 30

De 08 de abril a 30 de junho acontece o primeiro projeto expositivo com alguns talentos das  artes visuais, premiados pelo edital realizado pela Fundação Marcos Amaro. Foram seis vencedores. A primeira exibição de 2018 é com as obras da artista Edith Derdyk. A mostra acontece dentro da Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama), em Itu-SP.

Com linhas que sustentam e suspendem em seu peso e volume, as obras de Edith geram forças de tração entre dois ou mais planos, como as linhas que convocam uma espacialidade instável, dependendo do ponto de vista do observador. “O projeto ARRANQUE colide, de forma estrutural, nos conteúdos que sempre surgem, concretamente, quando realizo uma instalação in loco.” Comenta a artista.

A instalação também revela outras formas de espaço, ao mesmo tempo, tais instalações sempre provocam percepções ambíguas e concomitantes entre leveza e peso, fragilidade e força, assim como delicadeza e brutalidade, gravidade e suspensão. São por entre estas forças de atração e repulsão que resultam o trabalho de Edith. Sempre agregando e propondo situações e visões diferentes em cada situação de um imaginário.

Os trabalhos dela abusam de técnicas e lemas construtivos que se aproximam do ato de tecer, tramar, sustentar e constituir, algo como “tecelagem no ar”.  Já o conceito da exposição é ainda mais abrangente e um pouco abstrato. A palavra “ARRANQUE” contém duplo sentido: extrair por um lado, assim como dar início a algo, por outro lado, contemplando este dinamismo entre forças divergentes e convergentes. Ela completa a ideia dizendo: “a minha pesquisa artística, que tem a linha e suas redes como núcleo poético, se vale de certos procedimentos construtivos: repetição, acúmulo, aglomeração, sobreposição para construir tramas espaciais suspensas no ar, apreendendo suas extensões no tempo e no espaço”.

Entre os materiais usados em suas criações, consiste em uma presença forte de carvão como fonte indispensável e primária de energia para ela. Considerando o espaço físico da Fama, ARRANQUE pretende aproveitar a luz que entra de forma que a instalação seja atravessada pela fonte de luz natural no decorrer do dia, enfatizando as mudanças de relevo, textura, volume, intensidade. Qualidades dadas pelas alterações de incidência de luz na instalação.

Sobre a Vencedora 

Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, França).

Sobre a FMA

A Fundação Marcos Amaro é uma organização cultural privada sem fins lucrativos. Como missão, tem o intuito de pesquisar e difundir a obra do artista Marcos Amaro, incentivar a produção artística contemporânea, acessibilizar o acervo e produzir conteúdo crítico a fim de investigar e documentar os caminhos da arte. Para isso, tem um criterioso programa de exposições, o edital anual de apoio a artistas, a premiação anual de destaque para melhor produção criativa, o estímulo à pesquisa acadêmica, além da promoção de debates e projetos especiais em espaços públicos.

 

Detalhes

Início:
Abril 14
Final:
julho 30
Evento Tags:

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password