Projeto Passagem no Rio

Carregando Eventos

« Todos Eventos

Projeto Passagem no Rio

setembro 17 - outubro 15

O Projeto Passagem possui curadoria de Gabriela Dottori e tem o intuito de promover exposições mensais sediadas nos espaços do Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, mais especificamente no local da Galeria Túnel. A proposta consiste em convidar artistas a fim de consolidar uma ocupação ética e estética do local. O intuito é fazer fruir o espaço através da arte contemporânea. Trata-se de ampliar as plataformas expositivas não tradicionais pelo desejo de despertar contatos, conexões e afetos através do trânsito poético por esta passagem.

Sendo inaugurado no dia 16 de setembro, o projeto traz a exposição “Ensaio sobre a cegueira” do artista Antonio Bokel, que partindo de rudimentos achados nos ambientes que o cercam, vai se apropriando dos signos e símbolos, e segue ultrapassando-os na criação dessa quimera que é sua linguagem particular. É por meio desse “idioma” inventado que o artista vem comunicar os espaços.

A exposição é composta por uma série de fotografias e uma escultura. A conceituação das obras se deu pelo caráter profético, percebido por Bokel, no livro homônimo de José Saramago. Nas palavras da curadora, “o artista criou um registro de uma série de encontros, aparentemente randômicos, que foram se alinhavando no que tange o âmbito das invisibilidades, até então, perdidas na poluição urbana. Logo, é imprescindível tocar e ser tocado para ver”.

 

 

SOBRE O ARTISTA

 

Antonio Bokel nasceu no Rio de Janeiro, em 1978. Realizou a sua primeira exposição individual em 2003, na Ken’s Art Gallery, em Florença, Itália, onde residiu e fez cursos de fotografia e história da arte. Ao longo das duas últimas décadas, tem apresentado seu trabalho no Brasil e no exterior. Lançou seu livro, “Ver” que ilustra sua trajetória e produção, pela editora REPTIL durante a SP-Arte de 2017. Suas principais exposições foram a individual “Na Periferia do Mundo”, no Centro Cultural da Justiça Federal em 2014; Em 2015 “La Nature d’or”, na Galeria Mercedes Viegas; No ano de 2016 realizou a exposição “Point of View/ site specific”, nos Jardins do Palácio da Pena, em Sintra Portugal. Fez residências artísticas na AAAAA No Thing But Truth, na Sid Lee Collective Gallery, Amsterdam, Holanda, na ARTUR – Artistas Unidos em Residência, em Lagos, Portugal, e na Cidadela Art District, em Cascais, Portugal. Foi indicado ao Prêmio Pipa, no ano de 2015. 

SERVIÇO

Projeto Passagem – 1ª edição

Exposição: Ensaio sobre a cegueira – individual do artista Antonio Bokel

Curadoria: Gabriela Dottori

Abertura: 16 de setembro, sábado, de 14h às 18h

Período expositivo: 17 de setembro até 15 de outubro de 2017, de terça a domingo de 10h às 18h

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20241-050

Telefones: (21) 2215-0621 / (21) 2224-3922

Visitação gratuita

Não há estacionamento no local. Campanha Santa Teresa sem carro: Seja amigo do Bairro! Utilize os transportes públicos.

Mais informações: projetopassagemnasruinas@gmail.com

Detalhes

Início:
setembro 17
Final:
outubro 15

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password