Sua Natureza na Galeria Movimento /RJ

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Sua Natureza na Galeria Movimento /RJ

maio 24 - junho 16

Sua Natureza

Graziela Pinto pinta a natureza de rosa em mostra na Galeria Movimento, em cartaz de 23 de maio a 16 de junho

Com forte ligação com a natureza – sempre presente em sua obra -, a artista plástica Graziela Pinto dedica seus novos trabalhos exclusivamente ao tema em sua nova mostra: “Sua Natureza”, que a Galeria Movimento apresenta de 23 de maio a 16 de junho. Dessa vez, com pinturas e objetos abstratos.

A mudança não está só na forma… as cores também são outras. Agora, os trabalhos ultracoloridos dão espaço a tons mais sóbrios e à onipresença do rosa.

“O rosa traz consigo um desejo de amorosidade e também alude à terra, ao órgão uterino e ao feminino cuidadoso. Essa cor de fundo recebe os frutos, as plantas e as sementes. A relação aqui se estabelece na transformação simbólica da tela bidimensional num campo energético rosado que acolhe e prepara essas sementes para a fecundidade e o crescimento”, diz Grazi.

A exposição pode ser vista com um novo olhar sobre sua produção. Além das costumeiras representações de vida, expansão e união, Grazi agora tem como foco a simbologia da semente e sua alusão a um momento anterior à criação, à vida. “É trabalhar com um processo de materialização do meu próprio caminho espiritual, é a natureza como o despertar da fé”, explica.

Além das pinturas, os objetos escultóricos, construídos pelas esferas que marcam sua trajetória, se transformam em elementos geométricos que representam sutilmente a abstração da natureza.

“A escolha das plantas retratadas não é aleatória. Graziela pinta o que seu coração enxerga”, avalia Kátia Canton, que assina a curadoria da mostra.

Boa parte deste processo é reflexo da essência da artista, que retoma com o seu trabalho uma maior conexão entre homem e natureza, cada vez mais incomum ao homem contemporâneo urbano.

Na vernissage, dia 23 de maio, a artista lançará ainda o livro GRAZIELA PINTO, apresentando um panorama de sua produção. A publicação, de 120 páginas, traz instalações, pinturas, fotografias e objetos criados pela artista ao longo dos últimos anos.

Sobre a artista

A artista participou de exposições como: “Library Of Love” Cincinnati Contemporary Arts Center,USA – 2017; “Bios-Vida”- Galeria Movimento,RJ – 2015; “Entre Tempos” Galeria Fauna,SP – 2015; “14/08” “Projeto Fidalga”,SP – 2014; “Outros entre Outros” Galeria Fauna -SP -2014; “Premio Belvedere”, Galeria Belvedere –Paraty,SP – 2013; “Estamos Todos Juntos”, Convivendo com Arte, Centro De Exposições Torre Santander,SP – 2011”; Ateliê Fidalga no Paço das Artes” Paço das Artes – SP – 2010; “Novas Aquisições 2010” Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM/RJ – 2010; “Entre Tempos” Espaço Carpe Diem, Portugal – 2009; “Oras Bolas” Galeria Arte Em Dobro, RJ – 2008; “Novas Direções”, Galeria Oeste, SP – 2007.

 

Sua Natureza

Abertura: 23 de maio, às 19h

Visitação: De 24 de maio a 16 de junho

Horário: De 2ª a 6ª, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 18h

Onde: Galeria Movimento – Av. Atlântica, 4240/sala 212 – Copacabana – Tel.: 21- 2267-5989.

Entrada franca

Sua Natureza, por Katia Canton

 

A mais contundente busca no percurso de Graziela Pinto é a da autenticidade. E sua palavra de ordem é a união. Trata-se de uma certa constatação de que o mundo é redondo, de que a vida circula e de que estamos todos juntos, afinal.

Pois foi pensando e sentido assim que sua obra assumiu a forma redonda como metonímia. E bolas, esferas, círculos passaram a aparecer consistentemente em suas pinturas, colagens, e nas intervenções que realiza no espaço tridimensional.

Ainda que o tema central tenha sobrevivido ao longo dos anos, nessa fase recente Graziela se permite um discurso de teor ainda mais pessoal. As telas de fundo rosa, as sementes que marcaram a infância, as bolas feitas em cachos – tudo aqui se aproxima de um diário afetivo e uma homenagem à memória. Desse modo, a natureza do título assume a densidade que lhe é devida: se por um lado evoca as plantas, brotos e frutos retratados nas obras, por outro lado, desvelam a própria condição da artista de se entregar a escolhas estéticas intimistas.

Como ela própria explica, o rosa traz consigo um desejo de amorosidade e também alude à terra, ao órgão uterino e ao feminino cuidadoso. Essa cor de fundo recebe os frutos, as plantas e as sementes. A relação aqui se estabelece na transformação simbólica da tela bidimensional num campo energético rosado que acolhe e prepara essas sementes para a fecundidade e o crescimento.

Não é à toa que bananas, cerejas, vagens aparecem em cachos. Novamente surge a alusão ao coletivo, à vida que pulsa e convive. À menção de que estamos todos juntos.

Resta dizer que a escolha das plantas retratadas não é aleatória. Graziela pinta o que seu coração enxerga, nas lembranças de longas temporadas vividas com a família na praia. Cada uma das espécies ganha acolhimento na cor rosa e é alimentada por um desejo de transformação pessoal, pautada na simplicidade. As formas escultóricas também seguem esse caminho. São cachos de bolas trançados e construídos manualmente, num tempo que se relaciona com o brotar de uma semente. Eis a natureza do que propõe o percurso da artista.

Katia Canton é curadora da exposição Sua Natureza

 

Detalhes

Início:
maio 24
Final:
junho 16

Local

Galeria Movimento
Av. Atlântica, 4240
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map
Telefone:
21- 2267-5989

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password