Troca de experiências na FAAP

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Troca de experiências na FAAP

setembro 16

A Residência Artística FAAP abre as portas de seus estúdios para que os artistas apresentem seus trabalhos e o público possa interagir com eles

Residência Artística FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), localizada na Praça do Patriarca, no centro da São Paulo, realiza mais uma edição do Open Studio no dia 16 de setembro (sábado). O evento – gratuito – é uma oportunidade para que o público possa conhecer os artistas, as diferentes culturas, os trabalhos e pesquisas que estão sendo realizados.

Participam da atividade oito artistas, entre brasileiros e estrangeiros, de países como Itália, Portugal e Bulgária. “O Open Studio possibilita experiências enriquecedoras, pois promove o intercâmbio entre diferentes culturas e apresenta projetos, visão de mundo e de arte muito distintos”, ressalta o professor Marcos Moraes, coordenador da Residência Artística e do curso de Artes Visuais da FAAP.

Concebida nos moldes da Cité des Arts, em Paris, a Residência Artística FAAP possui dez amplos estúdios para que os artistas – que passam pelo processo de seleção da instituição – possam desenvolver projetos, troca de experiências e de conhecimentos, entre si, com a cidade, com a comunidade artística e também com alunos e professores da FAAP.

As residências podem ser consideradas, atualmente, uma das formas mais significativas de apoio e incentivo ao desenvolvimento de pesquisa em artes. A da FAAP está instalada no histórico edifício de Ramos de Azevedo, no centro velho da capital paulista, palco de manifestações culturais e artísticas.

Conheça os artistas que participam do Open Studio:

Cristina Dias (São Paulo/Brasil)
Artista e designer de joias que vive e trabalha em Nova Iorque. É formada em Artes Plásticas pela Massachusetts College of Art and Design (EUA), com pós-graduação em Gestão Artística pela New York University (EUA). Seu trabalho já foi exposto em galerias e museus nos Estados Unidos, Europa e Japão. Também possui peças na coleção permanente do Museum of Arts and Design em Nova Iorque e no Museum of Contemporary Craft em Portland, nos Estados Unidos.

Federica Andreoni (Ancona/Itália)
Arquiteta e pesquisadora. Atualmente cursando o doutorado na Sapienza Università di Roma,  a artista passou pela pós-graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura na Escola da Cidade, fez mestrado e bacharelado em Arquitetura, ambos pela Universidade de Roma. É professora da Roma Tre Università Degli Studi e da Sapienza Universitá di Roma.

Guerreiro do Divino Amor (Genebra/Suíça)
Artista suíço-brasileiro, que atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro. É formado em arquitetura pela Escola de Arquitetura de Grenoble (França), com mestrado pelo Instituto La Cambre Architecture de Bruxelas (Bélgica). Atua como pesquisador no campo das artes plásticas, cinema e arquitetura. Tem obras na coleção de museu MAR (RJ), vencedor do prêmio ?La Cambre Architecture? e ganhador do prêmio de melhor curta documentário com De repente, Barbara no Transgender Film festival de Kiel (Alemanha).

Rafael Salim (Rio de Janeiro/Brasil)
Formado em Comunicação Social, o artista trabalha na intersecção entre o cinema e as artes plásticas. Participou de diversas exposições coletivas, entre elas o Salão de Artes de Ribeirão Preto, o Festival Multiplicidade (Oi Futuro) e a 45° Novíssimos (Galeria Ibeu). Foi contemplado com o prêmio aquisitivo do Salão de Artes de Praia Grande – SP.

Laura Belém (Belo Horizonte/Brasil)
Formada em Artes, com mestrado pela Fine Arts, a artista, que já expôs diversas mostras individuais em importantes centros de cultura no Brasil e internacionalmente, foi premiada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, Prêmio CNI Marcantonio Vilaça, Programa Arte Contemporânea da Fundação Bienal, entre outros.

Rui Monteiro (Castelo Branco/Portugal)
Pós-graduado em Fotografia Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desde 2004 desenvolve a sua prática artística como fotógrafo e poeta. É artista representado pela Galeria Alecrim50 em Lisboa desde 2013 e participa do programa de residência a partir da parceria da FAAP com a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa.

Sílvia Pereira (Lisboa/Portugal)
Formada em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, com especialização em Comportamentos Escultóricos. Pós-Graduada no Centro de Investigação Artística A.PASS em Bruxelas. Atualmente integra o Mestrado de Filosofia e o Doutoramento de Estudos Artísticos da Universidade Nova de Lisboa. Os temas de sua pesquisa envolvem intervenções teóricas, visuais, performativas e na imagem em movimento. Expôs na Alemanha, Islândia, Espanha, França, Itália, Austrália e Japão, tendo exibido filmes em vários festivais, como o International du Court Métrage, entre outros.

Open Studio – Residência Artística FAAP
Data: 16/9 (sábado)
Horário: das 12h às 17h
Local: Edifício Lutetia
Endereço: Praça do Patriarca, 78 – Sé
Mais informações: (11) 3101-1776  ou resartisfaap.info@faap.br
Site: www.faap.br/residenciaartistica

Detalhes

Data:
setembro 16

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password