As 15 melancólicas fotos de adolescentes na Islândia

Quem é o artista? Camila Svenson.

O que terá na mostra? Fotografia.

Onde vai ser? MIS.

É um bom programa? O MIS sempre tem programas interessantes, e nesse novo projeto Nova Fotografia, o museu busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. Então vale a pena, sim.

Quando? 15 de fevereiro até 2 de abril de 2017.

Série de Camila Svenson abre o calendário de exposições do programa Nova Fotografia 2017 no MIS

Fotos do projeto intitulado You Will Never Walk Alone foram feitas em uma vila na Islândia e abordam as conexões humanas, a vulnerabilidade e o pertencimento. A abertura acontece no dia 15 de fevereiro, às 19h, com entrada gratuita

 O MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura, em 15 de fevereiro, a primeira exposição do programa Nova Fotografia 2017You Will Never Walk Alone. A série da artista Camila Svenson é composta por 15 imagens, feitas em 2016, durante uma residência artística realizada pela fotógrafa em uma pequena vila na Islândia. A mostra fica em cartaz até 2 de abril, com entrada gratuita.

youwillneverwalkalone-6 copy

You Will Never Walk Alone é um projeto sobre conexões humanas, vulnerabilidade e pertencimento. Retrata um grupo de adolescentes entre 15 e 17 anos de uma pequena cidade da Islândia, Húsavík – uma comunidade pesqueira de dois mil habitantes no extremo norte do país. Húsavík tem apenas uma rua principal, a igreja luterana que se abre todos os domingos e uma lanchonete. “Não importa onde você esteja, a montanha está em quadro o tempo inteiro. O frio corta o rosto como vidro afiado, e com a chegada do solstício de verão, o céu sempre tem um azulado estranho, digno de pesadelo”, descreve a artista.

youwillneverwalkalone-9 copy

É neste cenário que a fotógrafa conviveu, durante um período de três meses, com um grupo de jovens diariamente, e assim nasceu a série. “O desejo de pertencer foi o principal impulso na produção deste trabalho, desejo de pertencer e de simultaneamente entender que isto nunca aconteceria”, relata Camila. “A relação com este grupo foi de vulnerabilidade e também medo. Nestes três meses andamos de carro, fomos a festas e bebemos shots de vodka. Falamos sobre diversos assuntos como terremotos, dinossauros e corações partidos”, completa.

youwillneverwalkalone-5 copy

O título da série vem de uma inscrição existente na parede do quarto de uma das jovens com quem conviveu. Este momento é relatado pela fotógrafa: “No penúltimo dia fui fotografar uma das meninas que faltava. Ao entrar no quarto dela e ver este adesivo colado na parede you will never walk alone (“você nunca irá andar sozinho” em tradução livre), logo soube que este seria o título. A frase resume a troca que aconteceu com estes adolescentes e remete à sensação que temos nesta idade de que os laços que temos são infinitos e fortes, e que vão ser uma constante sempre. You will never walk alone tem a ver principalmente em como essas pessoas se pertencem como grupo, como unidade”.

Sobre a artista

Camila Svenson, 27, é formada em Fotojornalismo e Fotografia Documental pelo ICP – International Center of Photography em Nova York. Trabalha com fotografia documental, com especial interesse no encontro com o outro, mediado pela câmera. Seus trabalhos procuram entender como as pessoas se conectam umas com as outras e com os lugares onde vivem. É membro do Coletivo Amapoa de fotografia documental, composto apenas por mulheres e que trabalha com temas que valorizam a representatividade feminina.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Serviço

NOVA FOTOGRAFIA | You Will Never Walk Alone, de Camila Svenson

ABERTURA 15.02.2017, quarta-feira, às 19h
DATA 16.02 – 02.04
HORÁRIO 11h às 20h (terça a sexta-feira), 10h às 21h (sábados) e 10h às 19h (domingos e feriados)
LOCAL Nicho
INGRESSO Gratuito
CLASSIFICAÇÃO Livre

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

Veja também:

Fotógrafo cria técnica de foto revelação que parece pintura

Equipe Editorial2217 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password