As relíquias de Luiz Martins

Galeria transforma-se em campo arqueológico para a descoberta de esculturas e desenhos

Após temporada na Europa, em que o artista expôs suas obras em cidades como Viena, Bolonha e Milão, a individual marca seu retorno a São Paulo

A Verve Galeria exibe Relíquias, do artista multimídia Luiz Martins, com curadoria de Ian Duarte Lucas. Montada na forma de site-specific, a exposição composta por 15 obras – esculturas e desenhos – revela as inúmeras camadas de pesquisa e experimentação desenvolvidas pelo artista em seu ateliê, revisitando sua trajetória e propondo ao público uma relação gradual de descoberta de seu trabalho.

 

Ao apresentar peças em diversos formatos, como se fossem verdadeiros achados arqueológicos, o intuito de Luiz Martins é aproximar sua produção do espectador, desvendando na riqueza de detalhes suas propriedades mais particulares. “Ao falar das relíquias, estamos no limiar entre o imemorial e o material. Neste território do inconsciente, depósito de relíquias do passado, Luiz Martins nos conduz por arranjos e formas arquetípicas que parecem nos apresentar algo de familiar, ainda que por algum momento esquecido”, comenta o curador Ian Duarte Lucas. A ideia é que o público interaja com essas relíquias – achados preciosos do ateliê do artista -, agrupadas em uma expografia especial ao longo de diferentes percursos possíveis, de maneira a comunicar algo para além do tempo e do espaço presentes.

 

As relíquias de Luiz Martins destacam sua habilidade em trabalhar as formas, o equilíbrio e a materialidade que transcende suas obras. Camada após camada, o espectador é convidado a descobrir a importância da matéria em seu processo de criação. Nas palavras do curador da mostra: “Nos trabalhos aqui apresentados, estabelece-se uma relação de intimidade, na descoberta gradual de uma grande instalação nos diferentes espaços da galeria. Sua coleção de relíquias nos apresenta um singelo convite: a pausa para o olhar mais atento, a relação direta com a arte, o detalhe, aquilo que é mais precioso; a nós mesmos”.

 

Exposição: Relíquias

Artista: Luiz Martins

Curadoria: Ian Duarte Lucas

Coordenação: Allann Seabra

Abertura: 12 de julho de 2017, quarta-feira, às 19h

Período: 13 de julho a 19 de agosto de 2017

Local: Verve Galeria – www.vervegaleria.com

Endereço: Rua Lisboa, 285 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Telefone: (11) 2737-1249

Horário: Terça a Sexta-feira, das 10 às 19h / Sábados, das 11 às 17h11

Equipe Editorial2217 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password