Galeria Blau Projects é inaugurada na Vila Madalena

No dia 22 de agosto, acontece a inauguração da Blau Projects, nova galeria situada no centro da Vila Madalena. Idealizada por Juliana Blau, o espaço abre com a exposição Paisagens Transportáveis – CAPA, da artista gaúcha Marga Puntel, a partir de 19h.

Com foco nas diversas linguagens como a pintura, fotografia, vídeo, desenho, performance e o tridimensional, a galeria está situada num espaço novo, desenvolvido para fortalecer o diálogo com o público e artistas. ‘Nossa missão é apoiar e estimular artistas emergentes, além de fomentar a discussão sobre a arte contemporânea’, conta Juliana Blau.  Para isso, a jovem galerista convidou a curadora e crítica Juliana Monachesi para uma palestra no dia 24, sábado, às 11h, quando discutirão a obra de Marga Puntel em paralelo com a land art.

Com texto assinado pela curadora Marta Mestre, a exposição Paisagens Transportáveis – Capa de Marga Puntel traz 15 fotografias que remetem ao que está sobre a terra ou na superfície terrestre, fazendo cobertura ou a proteção que encobre o solo. ‘Entendo a vegetação como uma capa’, conta a artista, que recebeu o Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal – Situações Brasília, e foi uma das artistas escolhidas em 2012 do programa de Novas Aquisições da Coleção Gilberto Chateaubriand, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

A galeria também quer incentivar a arte visual brasileira com a criação de um edital, o C.LAB, que selecionará anualmente dois projetos inscritos por curadores independentes, o que reforçará a galeria como incubadora e difusora da arte contemporânea. A galeria também representará nomes como Daniel Murgel e Renata Cruz.

Paisagens Transportáveis – CAPA_Marga Puntel_02

Paisagens Transportáveis – CAPA_Marga Puntel_03

Paisagens Transportáveis – CAPA_Marga Puntel_04

Paisagens Transportáveis – CAPA_Marga Puntel

Juliana Blau

A paulistana de 25 anos é uma das mais novas galeristas a abrir seu próprio espaço na cidade. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, foi aos Estados Unidos se especializar na Sotheby’s Art Institute nos intensivos em Art Marketing e Art and Collectors. Ao voltar ao Brasil, dirigiu a Galeria André, promovendo novas inserções da arte contemporânea junto ao acervo dos maiores nomes da arte moderna brasileira.

Marga Puntel

A artista, nascida em Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, em 1964, vive e trabalha na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Suas últimas exposições individuais aconteceram na Casa Andrade Muricy, em Curitiba, e na Galeria TAC, no Rio de Janeiro, em 2011. Tem obras presentes nas coleções do Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

Equipe Editorial2195 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password