Veja como Amalia Giacomini relaciona arte e geometria

Quem é o artista? Amalia Giacomini.

O que terá na mostra? Objetos.

Onde vai ser? Galeria Lume.

É um bom programa? A Galeria Lume se transformou muito nos últimos anos, e o curador Paulo Kassab  tem um excelente gosto e em seu passado fez ótimas exposições, então vale a pena conferir!

Quando? De 2 de fevereiro à 11 de março.

No dia 2 de fevereiro, a Galeria Lume recebe Entreaberto, exposição individual de Amalia Giacomini. A artista, que acaba de entrar para o time da galeria, é autora de trabalhos que investigam questões relacionadas ao espaço, suas representações e percepções. Na mostra, que tem curadoria de Paulo Kassab, Amalia apresenta 14 obras, entre painéis e instalações, que remetem a modelos geométricos construídos no espaço.

 Amalia Giacomini estreia na Galeria Lume com a mostra Entreaberto 

Imagens e objetos sobrepostos de modo a suscitar a revelação de novos espaços em ambientes já conhecidos. Redesenhar o mundo ao redor para então redescobri-lo. É esse o pano de fundo de Entreaberto, primeira individual da artista paulistana Amalia Giacomini na Galeria Lume, que passa a representá-la a partir deste ano.

Com curadoria de Paulo Kassab, a mostra, que abre a partir de 2 de fevereiro, traz 14 trabalhos, entre painéis e instalações, que remetem a modelos geométricos construídos no espaço da galeria.

As obras são esquemas de representação do espaço no ambiente expositivo, somado a eles o mundo exterior. Este, por sua vez, é refletido por devaneios e pelas relações do espectador com o objeto.

“Já não há mais cisão entre sujeito e matéria. Entre o estar e o ser, o palpável e o onírico. Nas obras de Giacomini, podemos nos reconhecer novamente com o espaço e, neste caso, ser o espaço onde estamos”, afirma o curador.

Entre os trabalhos apresentados, estão alguns painéis de acrílico da série Memória Superficial (2015). Sobre um fundo chapado de cor única, retângulos e quadrados se sobrepõem, sugerindo ao observador a reminiscência de uma edificação. “São imagens simples, que se assemelham a portas e janelas e cujos vãos são atravessados pela luz. Está ali o mínimo para o entendimento de uma situação arquitetônica, a partir da representação de espaços enxutos”, diz Amalia.

Entre as obras inéditas da artista, está Entreabertos (2017). Série construída a partir de caixilhos metálicos e placas de vidro, o objeto remete à ideia de uma janela, cuja forma depende não só do ponto de vista do espectador, mas da sua interação com ele. Do outro lado, entretanto, uma parede branca toma o lugar de uma vista qualquer. A janela – que não é janela, uma vez que não é precedida por uma abertura na construção – é entendida como tal. É um não-objeto que se define por um sistema de representação comum àquele que o observa.

Memória Superficial
Memória Superficial
Aeroplano V (2010) | Moldura e elásticos
Aeroplano V (2010) | Moldura e elásticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A artista

Amalia Giacomini nasceu em São Paulo, em 1974, e vive no Rio de Janeiro. Formada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP, com mestrado em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Nos últimos anos, Amalia expôs nas mais importantes instituições culturais do país, entre as quais o Museu da Casa Brasileira (MCB), o Instituto Tomie Ohtake, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), além dos Museus de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) e de Niterói (MAC).

Em 2010, Amalia apresentou em Paris a exposição individual Liberér l’horizon reinventér l’espace (Desencadear o horizonte, reinventar o espaço), na galeria Cité des Arts. Também na capital francesa, a artista participou, em 2005, da Exposição Comemorativa do Ano do Brasil da França, realizada pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (Minc).

Atualmente, a artista tem seu trabalho celebrado pela exposição Desmedidas, no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro.
Exposição Entreaberto

Amalia Giacomini | Entreabertos (2017) | Ferro e Vidro

Período expositivo: de 2 de fevereiro a 11 de março

Local: Galeria Lume
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 – Jardim Europa, São Paulo
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h | sábados, das 11h às 15h
Telefone: (11) 4883-0351

 

 

Equipe Editorial2224 Posts

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password